Um dinheiro extra é sempre bem vindo, ainda mais quando ele está “encostado” no fundo do nosso armário. Pensando nisso, a Pernambucanas, tradicional varejista brasileira, vai possibilitar que pessoas façam essa renda extra e ainda colaborem com questões de sustentabilidade.
Voltei
A Pernambucanas anunciou que acaba de lançar uma importante iniciativa que reforça seu compromisso com ESG (do inglês Ambietal, Social e Governança). Trata-se do Voltei, canal criado para intermediar a revenda de peças de vestuário usadas entre o vendedor e o comprador.
Uma das propostas deste novo canal é a promoção da educação do consumo consciente, contribuindo com a redução dos impactos ambientais. O Voltei irá proporcionar um aumento no ciclo de vida das roupas e também entregará uma solução de economia circular para os clientes.
A iniciativa irá possibilitar aos clientes receberem, direto na conta, até 50% do valor de cada peça vendida. Assim, trata-se de uma oportunidade de renda extra ao invés dos tradicionais descontos ou vouchers para as próximas compras.
Caso o usuário prefira, também existe a opção de doar parte ou o valor integral da venda para o Instituto Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em favelas de todo o Brasil.
Como funciona?
Para usar a solução, o cliente deve baixar o aplicativo da Pernambucanas e acessar a opção do Voltei. Em seguida, é feito o cadastro das peças (podem ser de qualquer marca). O produto é categorizado e devem ser inclusas fotografias dos itens. Com isso, o próprio app já informa valor prévio que será comercializado no app ou site.
Feito o cadastro dos produtos, o usuário deixa suas peças com um dos colaboradores das lojas, que realizará a conferência e encaminhará ao Centro de Distribuição da companhia, passando pelo processo de lavagem e pequenos reparos.
O Voltei promove a revenda de qualquer item de vestuário, seja feminino, masculino ou infantil, exceto calçados e acessórios. Assim que o produto for comercializado pelos canais digitais da varejista, o cliente é avisado pelo app e recebe até 50% do valor.
Ao todo, as 500 lojas da Pernambucanas e da fintech Pefisa, espalhadas pelo país, podem ser usadas como pontos de coleta das peças, o que traz comodidade ao cliente e torna o processo bastante seguro.
De acordo com Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, o varejo precisa estar integrado a iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. “O Voltei é mais uma ação em que conseguimos trazer a sustentabilidade para o nosso negócio, por meio do consumo consciente, alinhado a todo o nosso ecossistema, apoiando financeiramente, mais uma vez, as famílias brasileiras”, comenta Borriello.
Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões, comenta que ações como essa, da Pernambucanas, ajudam a transformar a realidade de milhões de pessoas que estão sobrevivendo nas quase 14 mil favelas do Brasil.