Oportunidade: Famosa loja virtual vai zerar impostos sobre produtos

Quem tem o hábito de ir para a cidade de São Paulo já deve ter cruzado, alguma vez, com o famoso Impostômetro. Trata-se de um painel localizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mostra o total em impostos, taxas e contribuições que já foram pagos pelos brasileiros desde o início do ano. E os valores chamam muito a atenção!

Oportunidade: Famosa loja virtual vai zerar impostos sobre produtos
Oportunidade: Famosa loja virtual vai zerar impostos sobre produtos. (Imagem: FDR)

Dia Livre de Impostos

Sem muitas surpresas, neste ano, em 5 meses, o Impostômetro já atingiu a marca de R$ 1 trilhão. Isso acontece, principalmente, pelo fato da carga embutida em produtos e serviços no Brasil ser extremamente alta.

Pensando nisso, o Dia Livre de Impostos (DLI) foi criado para servir como uma ação de conscientização, promovida pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de todo Brasil. Assim, há a participação da sociedade contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados como saúde, educação, transporte e segurança para população.

Em 2021 o DLI teve adesão de mais de 15.000 varejistas e um impacto medido em 12,1 milhões de reais em mídias espontâneas.

Vinhos livres de impostos

O vinho é uma das bebidas favoritas para estarem na mesa dos brasileiros. Porém, a carga tributária chama muito a atenção, encarecendo o produto. Esta carga chega a 31,5% (25% média ICMS + 6,5% IPI), em média.

Para chamar atenção sobre como a alta carga tributária encarece as mercadorias, a Wine, um dos principais clubes de assinatura de vinhos do mundo vai celebrar o Dia Livre de Impostos e o Dia Nacional do Contribuinte, ambos no dia próximo dia 25, zerando os impostos dos mais de 500 rótulos do seu portfólio durante todo o mês de maio, com uma campanha chamada ‘Imposto Zero’.

Alexandre Magno, Diretor de Operações da Wine no Brasil, explica que os descontos chegam a 80% e se aplicam às compras realizadas pelo aplicativo, e-commerce, lojas físicas e venda B2B. “Realizamos a campanha Imposto Zero há cinco anos consecutivos, como forma de respeito aos nossos sócios e clientes, mostrando o impacto das altas cargas tributárias no vinho”, comenta Magno.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.