Grande empresa que já foi avaliada em US$ 5,7 bilhões e já atraiu gigantes do entretenimento como investidores prepara pedido de falência. O pedido pode acontecer nas próximas semanas. Confira mais detalhes abaixo.
A empresa de mídia digital Vice, que já teve marcas como Disney e Fox como investidores, com a Disney interessada em comprar a empresa em 2015 por mais de US$ 3 bilhões, está vivendo uma crise que pode levar à falência. A informação foi revelada na segunda-feira (1) pelo jornal The New York Times.
A empresa vem buscando um comprador, e ainda pode encontrar um, para evitar declarar falência. Mais do que cinco companhias expressaram interesse em adquirir a Vice, segundo um envolvido nas discussões. A notícia de que a Vice estava procurando um comprador já vinha circulando, mas a novidade é que se não houver interessados, o caminho será falir.
O grupo não confirmou a decisão de abrir falência, mas em nota disse “estar envolvido em uma avaliação abrangente de alternativas estratégicas e planejamento, com a empresa, sua diretoria e stakeholders focados na busca pelo melhor caminho para a companhia.”
Em fevereiro, a famosa CEO da Vice, Nancy Dubuc, saiu da companhia, deixando o mercado em alerta. Jesse Angelo, o presidente global de notícias e entretenimento, também deixou a Vice.
Além disso, outros sinais mais fortes da crise que pode levar à falência foram dados no final de abril, quando a Vice Media suspendeu seu principal programa, o “Vice News Tonight” e demitiu milhares de funcionários.
Vice antes da possível falência
A Vice Media começou em 1994 como uma publicação alternativa gratuita no Canadá. O grupo tem mais de 10 sites de notícias, TV a cabo, agência de publicidade, podcasts, estúdio de cinema e gravadora.
A empresa ainda segue sendo uma das marcas queridinhas do mercado de comunicação digital, que floresceu quando grandes empresas jornalísticas demoraram a entender como navegar nesse novo ecossistema e foram desafiadas por novatos que contavam histórias de formas diferentes, mais alinhadas aos millenials que não queriam ler os mesmos jornais que seus pais.
Quanto a Vice já valeu
Em 2017, a empresa tinha sido avaliada em US$ 5,7 bilhões, mas o valor teria caído para menos de US$ 1 bilhão, de acordo com reportagens no início deste ano sobre a busca de um comprador pela empresa.
A receita de 2022 ficou aquém da meta em mais de US$ 100 milhões, segundo o Wall Street Journal. Em outros tempos, chegou a receber investimentos de gigantes do entretenimento como a Walt Disney Company e a Fox.