Para aquelas pessoas que trabalharam durante a sua vida sob regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, e conseguiram o direito de se aposentar, o INSS trouxe boas notícias sobre o 13º salário, que era incerto. Agora, o pagamento foi anunciado e os seus beneficiários devem se atentar; confira as datas agora.
Entre as principais ações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento da aposentadoria é conhecido como um dos mais ativos e presentes na vida de um brasileiro. Isto porque milhões de pessoas recebem a aposentadoria do órgão.
A aposentadoria é concedida para aquelas pessoas que exerceram a sua profissão com a carteira de trabalho assinada, gerando décadas de contribuição e tempo de serviço. Por isso, estas pessoas conseguem ter o direito de receber mensalmente uma quantia destinada pelo próprio INSS.
Desta forma, os aposentados contam com aquele pagamento todo mês para ajudar nas contas de casa, como contas de luz, supermercado e saúde, por exemplo. Porém, existe um pagamento que normalmente é feito no fim do ano e estava sendo estudado pelo governo Lula para que fosse antecipado.
O que será feito com o 13º salário do INSS?
A tendência é que o 13º salário do INSS, normalmente quitado no último mês do ano, seja antecipado. O benefício já havia sido antecipado durante os dois últimos anos de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seguirá sendo antecipado neste primeiro ano de gestão do presidente Lula (PT).
Para aqueles que recebem até um salário mínimo como aposentadoria, a primeira parcela será antecipada para o mês de agosto, com a segunda parcela sendo paga em novembro.
Já para aqueles beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, a primeira parcela será antecipada para o mês de setembro, enquanto a segunda parte do pagamento deverá ser paga em dezembro deste ano.
Aumento da aposentadoria
Para aqueles cidadãos que recebem até um salário mínimo como aposentadoria, podem esperar um aumento para o pagamento a partir de maio. Isto porque o governo Lula aprovou um segundo reajuste no valor do salário mínimo, elevando o seu valor para R$1.320.
Com isto, uma série de benefícios que utilizam o salário mínimo como base terão, também, um reajuste aplicado. Ou seja, benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria terão reajustes aplicados em seus valores.