Estudantes puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 até a última sexta-feira, 28. Benefício deve possibilitar que um número maior de pessoas faça o Exame Nacional do Ensino Médio nesse ano.
Depois de algumas edições com número desanimadores, o ENEM 2023 já impressiona com os números preliminares de estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição. A lista com os contemplados com a isenção será divulgada no próximo dia 8 de maio, segunda-feira.
Número recorde de pedidos de isenção no ENEM 2023
O que chama a atenção nessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio é o número de pedidos de isenção que já ultrapassa o número de pedidos nas últimas duas edições do ENEM.
Segundo as informações preliminares divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao menos 2.304.643 pessoas solicitaram a isenção da taxa de inscrição nesse ano.
Em 2022 o exame contou com 2.028.353 isentos em 2021 foram 13.103 isentos.
É sempre importante lembrar que a isenção não garante a participação no Exame Nacional do Ensino Médio, é necessário fazer a inscrição ainda.
ENEM 2023
Havia muita expectativa entre os estudantes sobre a divulgação de mudanças no exame, afinal, o Novo Ensino Médio já foi iniciado em todo o país; no entanto, ainda não se sabe se ele continuará ou será revogado.
A única mudança anunciada pelo Ministério da Educação foi a revogação da aplicação do ENEM Digital. Como justificativa o ministro da pasta citou a baixa adesão a essa versão e o alto investimento.
O período de inscrições no ENEM 2023 será de 5 a 16 de junho e as provas acontecerão em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro.
Caso o seu pedido de isenção seja negado, você poderá entrar com recurso entre os dias 8 e 12 de maio. Para quem tiver o pedido negado de todas as formas será necessário pagar a taxa de participação que deve ter o valor em torno do aplicado no ano de 2022, R$ 85.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.