Lula faz promessa ANIMADORA envolvendo CONCURSOS PÚBLICOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez promessas, recentemente, durante a cerimônia do reajuste salarial, sobre medidas que envolvem os concursos públicos. Muitos brasileiros têm aguardado notícias sobre concursos no novo governo, com isso, confira o que ele disse.

Lula faz promessa ANIMADORA envolvendo CONCURSOS PÚBLICOS
Lula faz promessa ANIMADORA envolvendo CONCURSOS PÚBLICOS. (Imagem: FDR)

O presidente Lula (PT) afirmou no dia 28 que o governo vai abrir novos concursos em várias carreiras, ao sancionar o primeiro aumento salarial para servidores públicos federais desde 2016.

Saiba o que o Lula falou sobre os concursos públicos

O presidente disse que vai ser necessário admitir mais servidores por meio de concursos públicos. “As pessoas precisam compreender que nós estamos numa fase de reconstrução de um país que foi desmontado (…). Aos poucos, a gente vai ter que ir colocando o servidor no seu lugar, o concursado no seu lugar, e a gente vai ter que fazer concurso de várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”, disse ele.

O presidente também criticou as pessoas que argumentam que o estado gasta muito quando abre um novo concurso. “Toda vez que a gente fala em concurso, algumas pessoas começam a dizer: começou a gastança. Não querem compreender que, para melhorar qualquer serviço público, você tem que contratar seres humanos”, disse ele.

Neste ponto, o presidente está provavelmente se referindo ao sistema de robôs que foi adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na gestão anterior. Parte destas máquinas estão sendo usadas para tentar suprir a falta de servidores públicos para a análise de solicitações da autarquia.

A situação do INSS e os concursos públicos

É possível que venha justamente do INSS uma das situações mais complexas neste sentido. Há alguns anos, pessoas que trabalham no Instituto se queixam que estão sofrendo com o número cada vez mais reduzido de servidores públicos que atuam na autarquia.

Como não há concursos sendo realizados, o número de trabalhadores diminui ano após ano, considerando que parte importante da força de trabalho se aposenta e deixa de ir trabalhar. Quem fica, acaba tendo que dar conta de mais trabalho.