Vantagens secretas! CadÚnico esconde benefícios extraordinários para os seus titulares

O CadÚnico (Cadastro Único) é um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Ele possui diversas vantagens secretas que muitos brasileiros não sabem. Confira a lista completa e saiba como aproveitá-los.

Vantagens secretas! CadÚnico esconde benefícios extraordinários para os seus titulares
Vantagens secretas! CadÚnico esconde benefícios extraordinários para os seus titulares. (Imagem: FDR)

Criado em 2001, o CadÚnico já está ativo há 22 anos, amparando a população vulnerável através de programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social, BPC e outros.

Ele funciona como uma porta de entrada para os benefícios sociais, ao identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no país, mostrando a sua composição, idade, renda e situação social de cada membro.

No entanto, o programa oferece muitos benefícios para os usuários que, em sua maioria, desconhecem todas as surpresas.

Surpresas do CadÚnico

Além dos programas sociais já citados e mais populares, como o Bolsa Família, o Cadastro Único também dá direito a:

  • Isenção de taxas em concursos públicos, sejam distritais ou federais;
  • Identidade Jovem (Id Jovem): acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos e passagens de ônibus para viagens interestaduais gratuitas ou com descontos;
  • Carta social: para envio de correspondências com valor reduzido;
  • Telefone popular com tarifa reduzida;
  • Fomento às atividades produtivas rurais;
  • Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa;
  • Carteira do idoso para transporte interestadual gratuito ou com desconto.

Essas são as vantagens para os inscritos no CadÚnico. Se você já é cadastrado, mantenha os seus dados atualizados e aproveite os benefícios que o governo oferece.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

A família que deseja se inscrever no CadÚnico deve apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 660,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3960,00.

Para se inscrever é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município e levar os documentos pessoais de todos os membros da família.

Vale ressaltar que é bastante comum ter mais de uma unidade espalhada pela cidade, com o objetivo de atender melhor cada região.

Também é possível também baixar o aplicativo ‘Meu CadÚnico’ (disponível para Android e iOS) e consultar a situação cadastral de maneira digital.

No entanto, o cadastro não garante a inclusão automática nos programas sociais, pois cada um deles tem critérios e procedimentos específicos para a seleção e o atendimento das famílias.