Nova possibilidade de saque em DINHEIRO ESQUECIDO anima milhares de brasileiros

No ano de 2022, o Banco Central havia criado uma ferramenta em que permitia o cidadão verificar se ele havia algum dinheiro esquecido. Esta iniciativa fez sucesso no país, onde milhares de pessoas perceberam que existia uma grana esquecida no banco. Você sabe como verificar se você tem saldo? Confira.

Sebrae faz parceria e irá facilitar crédito para empreendedores deste local
Nova possibilidade de saque em DINHEIRO ESQUECIDO anima milhares de brasileiros Imagem: FDR)

Esta iniciativa fez o maior sucesso. O Banco Central acertou em cheio quando instalou um site onde as pessoas poderiam verificar se existia algum tipo de dinheiro esquecido em diversos bancos que a pessoa possui cadastro. Desta forma, seria possível coletar aquela verba que acabou sendo esquecida.

Houveram relatos de pessoas que acharam mais de R$200 mil em suas contas, que haviam sido esquecidas. Muitos destes casos foram de pagamentos que foram feitos tardiamente, fazendo com que o beneficiário simplesmente esquecesse que o pagamento seria feito, deixando-o parado no banco.

O saque foi disponibilizado para pessoas físicas e jurídicas, que imediatamente correram ao site do Banco Central, digitaram o seu CPF ou CNPJ e tiveram uma surpresa agradável ou, na maioria dos casos, nem tanto. Milhões de pessoas não possuem nem mesmo R$1 em sobrando em suas contas esquecidas.

Porém, muitas pessoas não sabem que também é possível que você faça a consulta para CPF’s ou CNJP’s de pessoas que já faleceram. Se você tem um parente que faleceu e deseja consultar se existe algum valor esquecido em banco, isto é possível.

Como consultar se tenho algum dinheiro esquecido?

Primeiramente, é necessário visitar o site oficial do programa Valores a receber, que você pode acessar clicando aqui. Após istoinsira o CPF da pessoa que você quer consultar, seja ela você mesma ou um membro que acabou falecendo. Após isto, caso esta pessoa não tenha valores a receber, o site avisará imediatamente.

Mas no caso de ter valores a receber, você será direcionado à um outro portal do Banco Central, onde haverá uma verificação de dados sobre o interessado, que, no caso de falecidos, somente filhos, pais, cônjuges, inventariantes, testamenteiros ou outros representantes legais podem fazer o saque do valor em questão.

Se existir algum valor disponível, siga os passos apresentados na tela à risca, onde você vai identificar, localizar os valores disponíveis, escolher uma forma de recebimento, uma conta para depósito e aguardar os valores caírem em sua conta bancária. Os prazos podem ser maiores no caso de saque para uma conta de uma pessoa que já faleceu.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.