Imposto de Renda: Receita fará pagamentos da restituição nesta semana. Confira calendário

Nesta semana, a Receita Federal irá pagar o lote residual de restituição do Imposto de Renda. Neste lote cerca de 290 mil contribuintes receberão um montante de R$344.044.482,71. Confira os detalhes.

Imposto de Renda: consulte se deve contribuir e como reduzir o valor da cobrança
Imposto de Renda: consulte se deve contribuir e como reduzir o valor da cobrança. (Imagem: FDR)

O lote residual será pago nesta sexta, 28, e contempla um grupo de contribuintes que possuem propriedade legal, que receberão juntos R$155.117.452,22. 

Lote residual de restituição do Imposto de renda 

Entre os contribuintes que receberão o valor residual neste lote estão:

  • 3.647 idosos acima de 80 anos
  • 25.136 idosos entre 60 e 79 anos
  • 3.957 pessoas com deficiência ou doença grave
  • 9.615 contribuintes que possuem no magistério como maior fonte de renda
  • 248.579 contribuintes fora do grupo prioritário

Como o pagamento é efetuado?

O pagamento será efetuado na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua declaração do Imposto de Renda ou através do PIX. Se o crédito não for efetuado, o valor ficará disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.

Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O valor pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Como consultar o lote residual de restituição do IRPF

Os contribuintes podem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo. A consulta também pode ser feita em celulares e tablets.

Restituição do IR 2023

Assim como acontece todos os anos, existe uma lista de prioridades de recebimento da restituição. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega da declaração. Quem faz parte da lista de prioridades legais recebe neste lote.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.