NOVIDADE! INSS caiu nas graças da tecnologia com serviços no WhatsApp

Na última semana, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou algumas novidades. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a contar com o apoio das funcionalidades do WhatsApp, para enviar notificações aos segurados acerca de perícias médicas, solicitações de benefícios, entre outras orientações. 

NOVIDADE! INSS caiu nas graças da tecnologia com serviços no WhatsApp
NOVIDADE! INSS caiu nas graças da tecnologia com serviços no WhatsApp. (Imagem: FDR)

De acordo com o chefe da pasta, inicialmente, o INSS fará um teste pelo prazo de um mês no WhatsApp, embora não tenha informado a previsão para início deste serviço. Segundo o Ministério de Previdência, estudos e avaliações internas continuam sendo realizados para que a novidade seja colocada em prática no melhor formato possível. 

“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão”, afirmou o ministro.

Na oportunidade, Carlos Lupi também informou que o ministério firmará acordos de cooperação técnica com os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e a Marinha, no intuito de compartilhar informações como os dados do Cadastro Único (CadÚnico). 

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Como funciona o atendimento virtual do INSS?

Atualmente, o atendimento virtual do INSS conta com uma ferramenta de inteligência artificial (IA), chamada Helô. Ela é responsável pela comunicação com os segurados da autarquia. Contudo, sua capacidade é limitada a instruí-los a como buscar informações no site ou aplicativo Meu INSS, não fazendo contato direto com os usuários. 

Na prática, a Helô é a assistente virtual do INSS, que funciona como um plantão para tirar dúvidas, sobretudo acerca das funcionalidades digitais. Neste caso, é o cidadão que deve buscar esse suporte através dos canais do instituto.

Contudo, golpistas já usam a imagem da IA na tentativa de passar credibilidade ao beneficiário e fazê-lo acreditar que o contato realmente está sendo feito pelo órgão federal. 

Exemplos como esse trazem à tona debates e dúvidas acerca da amplificação dos golpes envolvendo o INSS no WhatsApp. Esta já é uma prática criminosa recorrente. O que facilitava a identificação é que, até então, o instituto não fazia nenhum tipo de contato direto com os segurados, sobretudo por redes sociais. Agora, ficará ainda mais difícil discernir este tipo de atividade. 

O INSS já fez diversos alertas sobre golpistas que dizem fazer parte do instituto para reunir dados das pessoas para obter vantagens. O órgão reiterou que nunca entra em contato direto para solicitar dados, pedir envio de fotos ou documentos ou mandar links para executar determinada tarefa.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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