- O Caixa Tem é uma poupança social digital gratuita;
- Beneficiados do PIS estão com dificuldade de acessar a poupança;
- A atualização cadastral libera acesso rápido as ferramentas.
Em 2020 quando o auxílio emergencial foi criado para atender famílias vulneráveis da pandemia, o governo brasileiro anunciou também o lançamento Caixa Tem. O aplicativo foi o responsável por criar uma conta poupança social para pelo menos 105 milhões de pessoas, segundo dados divulgados em 2021. Agora, um processo de atualização do aplicativo permite melhorias no acesso.
O Caixa Tem é uma conta poupança que oferece serviços totalmente gratuitos aos seus usuários. Isso significa que não há cobrança mensal pela manutenção da conta, e nem taxa para criar uma poupança. A administração é responsabilidade da Caixa Econômica Federal que inclusive tem usado esse canal para o pagamento de benefícios trabalhistas e sociais.
Para criar seu login basta baixar o aplicativo e clicar em “Criar conta”. Em seguida é necessário preencher o formulário com nome completo, documento de identidade, e-mail e celular. Esses dois últimos dados, de e-mail e celular, são muito importantes porque qualquer alteração no aplicativo é enviada para esses endereços. Funciona como o contato que o banco tem do cliente.
Feito o cadastro, com a criação de uma senha numérica de seis dígitos, os serviços do Caixa Tem ficarão disponíveis para os usuários. O primeiro acesso precisa ser autorizado, basta clicar em qualquer função disponível no aplicativo. Basta seguir o passo a passo informado pelo próprio sistema.
Programas que são acessados no Caixa Tem
Tanto quem recebe benefícios sociais, vindos do poder público, como quem tem acesso a pagamentos trabalhistas podem usar o Caixa Tem. É fácil saber se o pagamento de que precisa será depositado na sua conta poupança social, basta conferir se o banco pagador do auxílio em questão é a Caixa Econômica Federal.
Devido a gratuidade que a conta oferece, para o poder público também torna-se mais vantajoso fazer o pagamento dos seguintes benefícios na poupança social:
- Bolsa Família – pago a famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até R$ 218 por pessoa no mês;
- Vale-gás – pago para famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo por pessoa no mês;
- PIS – pago para trabalhadores registrados da iniciativa privada que recebem até dois salários mínimos no mês;
- Seguro-desemprego – pago para recém desempregados que atuavam com carteira assinada.
Além desses benefícios permanentes, outros pagamentos temporários como o auxílio emergencial, o Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista também foram repassados usando a poupança do Caixa Tem.
Como atualizar a poupança Caixa Tem
Alguns usuários do Caixa Tem que tem direito de receber o abono PIS (Programa de Integração Social) relataram que o aplicativo está notificando sobre a necessidade de fazer a atualização cadastral da conta. Somente com esse processo é que o pagamento do abono salarial ficará disponível para movimentação.
Para quem tem conta corrente na Caixa Econômica o dinheiro referente a esse programa vai cair diretamente nessa conta, apenas os demais vão acessar pela poupança. Depois de atualizar os dados será preciso aguardar o prazo de 48 horas até que o banco receba e analise as informações apresentadas.
O acesso ficará liberado depois desse prazo. Se o erro persistir, o mais indicado é procurar uma agência da Caixa e relatar o problema. Um funcionário vai auxiliar no desbloqueio manual, ou encaminhará o cliente para o atendimento especializado.
- Abra o aplicativo CAIXA Tem e toque na conversa “Atualize seu Cadastro”;
- Informe seus dados, conforme solicitados pelo aplicativo;
- Envie uma foto do seu documento pessoal de identificação (RG ou CNH) e uma foto sua (selfie) com o documento na mão;
- Pronto!.
Serviços disponíveis no Caixa Tem
Um dos grandes diferenciais do Caixa Tem são as ferramentas que permitem o acesso aos pagamentos sem a necessidade de enfrentar longas filas de espera. O saque presencial desses benefícios continua disponível, seja nas agências ou casas lotéricas. Ainda assim, os serviços online são uma opção bem interessante.
Sendo possível:
- Transferências entre contas (grátis);
- PIX;
- Pagar boletos;
- Recarga de celular;
- Cartão virtual para compras online;
- Leitura de QR Code gerado em maquininha de cartão para compras presenciais;
- Saque sem cartão em caixas eletrônicos.