Novo programa do Governo abre 6 mil vagas com CONTRATAÇÃO IMEDIATA

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se dedicado a relançar programas que foram importantes e marcantes durante os mandatos petistas. Entre eles, o Mais Médicos, em que profissionais de saúde são recrutados para atuar em municípios e regiões onde a assistência à saúde pública é baixa. Dentro desse programa há a disponibilidade de mais de 6 mil vagas de emprego.

Novo programa do Governo abre 6 mil vagas com CONTRATAÇÃO IMEDIATA
Novo programa do Governo abre 6 mil vagas com CONTRATAÇÃO IMEDIATA (Imagem: FDR)

No dia 18 de abril o Ministério da Saúde publicou um edital com 6.252 vagas de emprego para o programa Mais Médicos. A ideia é de os profissionais contratados por meio desse sistema possam atuar em regiões que deixaram de receber ajuda do governo federal por esse programa nos últimos seis anos. Os contratados deverão atuar em UBS (Unidade Básicas de Saúde).

Dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) as UBSs são consideradas como Atenção Primária, em que os pacientes são atendidos com sintomas de doenças leves. Ou, apresentando os primeiros sintomas de uma doença que possa progredir e necessitar de internação. Por exemplo: sinais gripais, dores crônicas, vômito, diarreia, queda ou aumento de pressão, e outros.

É diferente do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em que são atendidos casos de emergência. Como: acidentes em veículos, feridos por tiro ou arma branca, quem sofreu quedas, entre outros. Isso significa que os profissionais que preencherem as 6,2 mil vagas de emprego vão atuar inicialmente em diagnósticos clínicos.

Como preencher as vagas de emprego do Mais Médicos

O Mais Médicos foi criado em 2013, e visa preencher vagas de médicos clínicos e especialistas em regiões que são mais afastadas dos grandes centros e metrópoles. Por exemplo, pequenos municípios, favelas, aldeias indígenas, e locais marginalizados.

Para que o município seja contemplado com profissionais vindos do Mais Médicos, seu gestor deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso eletronicamente pelo Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB). As prefeituras devem garantir moradia ao profissional, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro.

A expectativa do Ministério da Saúde é de que até o fim de 2023 sejam abertas 15 mil vagas de emprego pelo Mais Médicos. Para tal, o investimento do governo federal, neste ano, será de R$ 712 milhões. Os interessados poderão se inscrever:

  • Acesse o Portal Mais Médicos e no menu ao lado na opção “Médicos” selecione “Como se inscrever”;
  • Agora, clique em “Consultar editais” e escolha o edital mais recente;
  • Siga os próximos passos para a inscrição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]