Novo prazo da RESTITUIÇÃO do IRPF frustra os contribuintes

Um dos principais momentos do ano para o trabalhador é quando ele faz a sua declaração do Imposto de Renda para que seja avaliada pela Receita Federal. Em alguns casos, a restituição será viável. Veja agora quando será a data limite para a entrega do documento e como será feita a restituição para as pessoas aptas.

Imposto de Renda 2023: veja como declarar dependentes AUMENTANDO sua restituição
Novo prazo da RESTITUIÇÃO do IRPF frustra os contribuintes (Imagem: FDR)

A restituição do Imposto de Renda ocorre quando após o recebimento da declaração, a Receita Federal, instituição responsável pela verificação e autenticidade do documento, afirma que você já fez o pagamento necessário de impostos e, inclusive, pagou acima da cota, sendo repassado um valor ao cidadão.

Desta forma, é possível que você receba dinheiro por fazer a declaração da forma correta e principalmente nos casos em que você já fez o pagamento necessário de taxas, conforme os serviços que você consumiu. Por isso é fundamental que a declaração seja feita com cautela e, prioritariamente, com um profissional.

Isto porque é um documento de extrema importância. Ou seja, caso exista a possibilidade de contratação de um profissional contábil para que possa analisar os seus números e confirmá-los da melhor maneira possível, realmente seria mais vantajoso e evitaria casos envolvendo a conhecida “malha-fina“.

Quando posso receber a restituição do Imposto de Renda?

A restituição será realizada em etapas. Vale ressaltar que a data limite para a entrega da declaração, este ano, será no dia 31 de maio. Ou seja, os cidadãos que ultrapassaram os ganhos nivelados pelo governo federal terão até o dia 31 de maio para enviar a declaração com os seus gastos para a Receita Federal

E para as pessoas que entregarem a declaração do Imposto de Renda até o dia 10 de maio, fará parte do grupo do primeiro lote de pagamentos referentes à restituição. Para as pessoas que fizerem a declaração após o dia 10 de maio, estarão cotados somente para o segundo lote de pagamentos da restituição.

O pagamento do primeiro lote será realizado no dia 31 de maio e o segundo lote será realizado no dia 30 de junho. Outra maneira de ter a sua restituição antecipada foi ter escolhido receber via chave PIX ou ter realizado a declaração pré-preenchida; ambas as opções fornecem uma antecipação do pagamento.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.