Entre os órgãos que fornecem pagamentos aos cidadãos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos mais presentes e mais cobrados pela população brasileira. Sabendo disto, o presidente Lula já confirmou que os aposentados pelo INSS receberão o 13º salário. Veja agora como, quando e onde receber.
Havia uma dúvida se o governo federal iria, ou não, fazer a antecipação do 13º salário do INSS. Isto porque, no ano passado, ainda sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o 13º havia sido antecipado pelo gestor. Agora, o presidente Lula já confirmou a data de pagamento, aliviando os seus beneficiários.
A forma que é realizado o pagamento do 13º é diferente das demais parcelas. Isto porque, normalmente, os assegurados do INSS recebem a sua parcela, integral, mensalmente. Ou seja, 100% do valor é repassado aos aposentados, todos os meses, para aqueles que conseguiram obter a sua aposentadoria.
Porém, o pagamento desta parcela anual extra é feita de uma forma diferente. O 13º salário do INSS é dividido na metade, onde uma metade do pagamento é feita antes do final do ano e a outra metade, com o restante do capital disponível, é realizado no fim do ano. Veja agora quando começam os pagamentos.
O 13º do INSS será antecipado?
De uma forma bastante direta, sim. O governo Lula confirmou que, este ano, haverá a antecipação da 13º parcela do INSS. Isto vem após uma pressão no governo federal, pois não havia certeza de que haveria verba suficiente. Isto porque o governo vem gastado muito com os benefícios cedidos à população.
Porém, após uma verificação orçamentária, o governo aprovou a antecipação, que terá início no mês de agosto deste ano. Para os aposentados que recebem até um salário mínimo, receberão a primeira parcela do benefício no mês de agosto e a segunda parcela será efetuada no mês de novembro.
Já no caso dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo, o calendário é alterado. Consequentemente, quem recebe mais terá que aguardar até setembro para receber a primeira parcela, com a segunda metade do pagamento com a previsão de ser paga no último mês do ano, em dezembro.