Grupo educacional promove curso gratuito preparatório para o Encceja 2023

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 começam em breve e, para ajudar os alunos a se prepararem para a prova, o Estratégia Vestibulares vai promover aulas gratuitas e dicas diárias de como se preparar para para a prova e alcançar uma ótima nota.

Grupo educacional promove curso gratuito preparatório para o Encceja 2023 (Imagem: FDR)

O principal objetivo do Estratégia Vestibulares, que é um curso online preparatório para provas de Vestibulares e Enem criado pelo grupo educacional Estratégia, é de reforçar os estudos dos candidatos que buscam uma nota alta no exame, com o apoio de professores especialistas na prova. Entre os benefícios a serem disponibilizados estão:

  • livros digitais;
  • simulados com questões inéditas;
  • questões comentadas; mapas mentais.
  • pacote de curso básico totalmente gratuito.

ENCCEJA

O Encceja foi criado pelo Ministério da Educação para certificar jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica na idade estimada para cada etapa. A prova, aplicada uma vez ao ano, tem como intuito ajudar aqueles que desejam receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

O exame é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Para ser aprovado no exame, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 500 pontos em cada prova objetiva e uma nota mínima de cinco pontos na redação.

Caso o candidato não atinja a nota mínima nas questões objetivas ou na redação, será necessário refazer a prova apenas da área de conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico por meio de algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Encceja 2023

Os candidatos que não compareceram na edição anterior do exame devem realizar a justificativa de ausência entre os dias 3 a 14 de abril, tendo um retorno até o dia 24 do mesmo mês.

Para os novos candidatos, as inscrições vão do dia 22 de maio até o dia 2 de junho. A aplicação da prova será no dia 27 de agosto.

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.