Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades

As provas do Encceja 2023 serão aplicadas presencialmente em agosto desse ano em todo o país. Exame é voltado a quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio; para participar é necessário ter acima da idade mínima para cada etapa.

Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades
Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades (Imagem: FDR)

O  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado pelo INEP às pessoas que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O edital do Encceja 2023 foi publicado na última quarta-feira e uma das etapas deve ser realizada já no próximo mês.

A participação é gratuita e voluntária; têm acesso a prova aquelas pessoas com mais de 15 anos e que desejam o certificado de conclusão do ensino fundamental ou acima de 18 anos e que desejam o certificado do ensino médio.

Cronograma Encceja 2023

Veja abaixo as datas importantes do processo seletivo:

  • Justificativa de ausência – 3 a 14 de abril
  • Inscrição – 22 de maio a 2 de junho
  • Solicitação de Atendimento especializado e Tratamento pelo nome social – 22 de maio a 2 de junho
  • Aplicação – 27 de agosto

A justificativa de ausência no Encceja 2022 é obrigatória para aqueles que desejam participar do exame desse ano de forma gratuita, quem não compareceu na última aplicação e não fizer a justificativa terá que pagar a taxa de R$ 40.

Novidades no Encceja 2023

Para essa edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) o INEP preparou algumas novidades, veja abaixo quais são elas:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Vale lembrar que o certificado obtido através do Encceja é aceito como comprovante de formação em qualwuer processo seletivo.

Mais detalhes sobre essa edição podem ser encontrados no edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.