Esqueceu de sacar o PIS/PASEP 2023? Veja como receber o valor fora do calendário oficial

O pagamento do PIS/PASEP 2023 começou em fevereiro e tem beneficiado trabalhadores de baixa renda em todo o país. Apesar de ser amplamente anunciado, muitos cidadãos estão deixando de sacar o valor do abono salarial. Nós vamos te mostrar como você consegue receber o dinheiro fora do calendário anunciado pelo Governo Federal.

PIS/PASEP: Consulte todos os calendários de pagamento, prazos e tabela de valores
Esqueceu de sacar o PIS/PASEP 2023? Veja como receber o valor fora do calendário oficial

 

Para fazer o saque é preciso ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, ter obtido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos, estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Quem não recebeu dentro do calendário tem um prazo adicional para receber o pagamento. No entanto, caso esse prazo seja perdido, há chances de receber o abono salarial, mas de forma mais burocrática. É importante lembrar que o ano-base utilizado para selecionar os contemplados é o de 2021.

Como sacar o valor do PIS/PASEP fora do calendário

Os cidadãos que não conseguirem sacar o abono salarial usando os canais da Caixa Econômica ou Banco do Brasil até 28 de dezembro terão uma nova oportunidade. Eles terão cinco anos para resgatar o benefício. Para isso, será necessário seguir o calendário de pagamentos do próximo ano. Assim que ele for iniciado, será possível solicitar o recebimento.

O saque pode ser realizado fora do calendário usando canais diferentes, como o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, enviando um e-mail para trabalho.ufdoestado@mte.gov.br, presencialmente na Caixa (PIS) ou no Banco do Brasil (PASEP), ou em uma agência do Ministério do Trabalho.

Confira o calendário completo dos pagamentos do PIS/PASEP 2023:

Mês Calendário PIS Calendário PASEP
Janeiro 15 de fevereiro
Fevereiro 15 de fevereiro Final da inscrição 0 – 15 de fevereiro
Março 15 de março Final da inscrição 1 – 15 de março
Abril 15 de março Final da inscrição 2 – 17 de abril
Maio 17 de abril Final da inscrição 3 – 17 de abril
Junho 17 de abril Final da inscrição 4 – 15 de maio
Julho 15 de maio Final da inscrição 5 – 15 de maio
Agosto 15 de maio Final da inscrição 6 – 15 de junho
Setembro 15 de junho Final da inscrição 7 – 15 de junho
Outubro 15 de junho Final da inscrição 8 – 17 de julho
Novembro 17 de julho Final da inscrição 9 – 17 de julho
Dezembro 17 de julho

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.