PIS/PASEP tem novo valor em maio alegrando os trabalhadores de baixa renda

Para as pessoas que fazem parte do grupo de beneficiários do PIS/PASEP, nós temos boas notícias para você! A partir do mês de maio, o auxílio será pago com um valor extra. Não estava sabendo da novidade? Fique atento às datas de pagamento e ao novo valor que será pago. Acompanhe mais notícias abaixo.

Salário mínimo corrigido em maio: veja todas as mudanças nos benefícios trabalhistas
PIS/PASEP tem novo valor em maio alegrando os trabalhadores de baixa renda (Imagem: FDR)

Para os trabalhadores que possuem a sua vida profissional exercida em regime CLT, ou que possuem a sua carteira de trabalho assinada, normalmente já conhecem famosa dupla PIS/PASEP, programas onde os trabalhadores formais possuem benefícios cedidos no valor referente ao salário mínimo em vigor.

O intuito do PIS/PASEP, que são duas coisas diferentes, mas parecidas, é agregar ainda mais a relação entre governo federal, empregador e empregado. Por isso, anualmente, é feito o pagamento deste abono salarial para alguns trabalhadores. É preciso, evidentemente, seguir alguns requisitos para que o depósito seja feito.

Principais diferenças entre PIS/PASEP

De início, é importante lembrar que os dois programas possuem a mesma responsabilidade, mas possuem demandas diferentes, instituições financeiras diferentes e calendários de pagamento de forma independente um do outro. Somente o seu nome é similar.

O Programa de Integração Social (PIS) acolhe toda a demanda do sistema empregatício nacional, onde englobam as pessoas que trabalham utilizando a sua carteira de trabalho assinada. Para esses participantes, o pagamento é mediado pela Caixa Econômica Federal e feito anualmente pela instituição financeira.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o seu próprio nome já diz, é especializado para a demanda de servidores públicos. Ou seja, as pessoas que exercem suas profissões em órgãos públicos. Esta categoria é remunerada por outra instituição financeira, o Banco do Brasil.

Teremos um novo valor para o abono salarial?

Sim, a partir do mês de maio, os trabalhadores que recebem o abono salarial ficarão surpresos ao saber que terá um reajuste no valor pago. Isto porque o governo federal vem aplicando medidas voltadas à população, buscando um aumento na capacidade e no poder de compra das pessoas.

Com isto, o governo planeja um aumento no valor do salário mínimo, elevando-o para R$1.320. Com isto, o valor do abono salarial também será reajustado, tendo em vista que o abono é baseado no valor vigente do piso salarial nacional. A previsão do reajuste é que seja realizado no dia 1º de maio. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile