Para as pessoas que fazem parte do grupo de beneficiários do PIS/PASEP, nós temos boas notícias para você! A partir do mês de maio, o auxílio será pago com um valor extra. Não estava sabendo da novidade? Fique atento às datas de pagamento e ao novo valor que será pago. Acompanhe mais notícias abaixo.
Para os trabalhadores que possuem a sua vida profissional exercida em regime CLT, ou que possuem a sua carteira de trabalho assinada, normalmente já conhecem famosa dupla PIS/PASEP, programas onde os trabalhadores formais possuem benefícios cedidos no valor referente ao salário mínimo em vigor.
O intuito do PIS/PASEP, que são duas coisas diferentes, mas parecidas, é agregar ainda mais a relação entre governo federal, empregador e empregado. Por isso, anualmente, é feito o pagamento deste abono salarial para alguns trabalhadores. É preciso, evidentemente, seguir alguns requisitos para que o depósito seja feito.
Principais diferenças entre PIS/PASEP
De início, é importante lembrar que os dois programas possuem a mesma responsabilidade, mas possuem demandas diferentes, instituições financeiras diferentes e calendários de pagamento de forma independente um do outro. Somente o seu nome é similar.
O Programa de Integração Social (PIS) acolhe toda a demanda do sistema empregatício nacional, onde englobam as pessoas que trabalham utilizando a sua carteira de trabalho assinada. Para esses participantes, o pagamento é mediado pela Caixa Econômica Federal e feito anualmente pela instituição financeira.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o seu próprio nome já diz, é especializado para a demanda de servidores públicos. Ou seja, as pessoas que exercem suas profissões em órgãos públicos. Esta categoria é remunerada por outra instituição financeira, o Banco do Brasil.
Teremos um novo valor para o abono salarial?
Sim, a partir do mês de maio, os trabalhadores que recebem o abono salarial ficarão surpresos ao saber que terá um reajuste no valor pago. Isto porque o governo federal vem aplicando medidas voltadas à população, buscando um aumento na capacidade e no poder de compra das pessoas.
Com isto, o governo planeja um aumento no valor do salário mínimo, elevando-o para R$1.320. Com isto, o valor do abono salarial também será reajustado, tendo em vista que o abono é baseado no valor vigente do piso salarial nacional. A previsão do reajuste é que seja realizado no dia 1º de maio.