O Brasil é roxo: Nubank deixa ‘bancões’ para trás em ranking. Confira lista

O Nubank, principal banco digital do país, foi reconhecido por ter o melhor processo de “onboarding”, isto é, o cadastro digital de novos clientes. O reconhecimento veio através da plataforma de verificação de identidade, gestão de risco e onboarding digital Idwall, que comparou este processo em 23 bancos. Confira os detalhes. 

O Brasil é roxo: Nubank deixa ‘bancões’ para trás em ranking. Confira lista (FDR)

 

O Nubank liderou o ranking formado por 23 bancos que foram avaliados pelo processo de “onboarding”.

Nubank lidera, Santander fecha o ranking

Ao passo que o melhor processo de “onboarding” foi o do Nubank, o Santander ficou em último lugar nesta lista. O ranking foi organizado considerando o desempenho dos bancos em 13 dimensões atribuídas em três pilares do onboarding: experiência e eficácia; segurança percebida; e a vontade do usuário em permanecer.

O Nubank ficou com nota final 7,50, acompanhado do Bradesco (7,10), Will Bank (6,88), Modalmais (6,83), Bari (6,79), C6 (6,76), Pan (6,75), Superdigital (6,72), N26 (6,69), Inter (6,68), PagBank (6,67), Itaú (6,65), Next (6,56), Original (6,55), Neon (6,49), Sofisa (6,47), Paraná Banco (6,41), BTG (6,31), Bmg (6,30), Digio (6,14), Sicoob (6,10), Banco do do Brasil (5,77) e Santander (5,58).

O processo de onboarding mais lento é o do Banco do Brasil, que demora 12 minutos e 43 segundos. Já o mais veloz é do PagBank, com somente 3 minutos e 25 segundos. O processo no C6 Bank possui menos campos para responder (10,1), ao passo que o Bradesco possui a maior quantidade (23,5).

No decorrer do processo, a comunicação do Santander foi considerada a pior, tida como nada ou pouco clara por 22,6% dos usuários. O BB, por sua vez, ficou no fim do ranking no quesito  “vontade de fazer parte dessa instituição”, com 40,0% dos participantes dizendo que o onboarding diminuiu este desejo e 47,5% se mostraram indiferentes.

Sobre os bancos digitais no geral, 51,7% dos usuários afirmam que a percepção geral sobre a instituição melhorou depois do onboarding. Entre os grandes bancos, o índice foi de 42,4%.

Realização da pesquisa

Estapesquisa da plataforma idwall foi feita juntamente com a Cadarn Consultoria, empresa encarregada da coleta dos dados e da realização das entrevistas com os usuários. Ss informações foram coletados digitalmente, entre os meses de novembro do ano passado e janeiro de 2023, e contaram com 2.131 respostas.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.