Descobriu que está sem saldo no PIS? Veja quais os motivos e se é possível contestar

Desde fevereiro está sendo pago o abono salarial referente ao ano-base 2021. Os trabalhadores puderam consultar se há valores a receber, tanto do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), como o saldo do PIS (Programa de Integração Social). Quem foi surpreendido pelo saldo zerado, precisa tomar algumas providências.

Descobriu que está sem saldo no PIS? Veja quais os motivos e se é possível contestar
Descobriu que está sem saldo no PIS? Veja quais os motivos e se é possível contestar (Imagem: FDR)

Um dos motivos para estar sem saldo no PIS é não cumprir com os requisitos que nesse ano dão acesso ao abono salarial. De acordo com a lei que permite o pagamento de até um salário mínimo para os trabalhadores de baixa renda, serão contemplados aqueles que:

Caso tenha cumprido com esses requisitos, e ainda assim o saldo no PIS estiver zerado, o cidadão vai ter que procurar ajuda.

Como consultar o saldo do PIS

Para descobrir se há saldo do PIS para ser recebido nesse ano, a data de recebimento e o valor a ser sacado, o trabalhador poderá acessar um único canal. Basta fazer login no aplicativo Carteira de Trabalho Digital usando dados de acesso do Gov.br.

O valor máximo a ser recebido é de um salário mínimo, e o teto do programa é de 1/12 do que é pago no salário mínimo. Para descobrir basta fazer a verificação:

O saque do saldo do PIS será feito na Caixa Econômica, casas lotéricas ou pela movimentação usando o aplicativo Caixa Tem e internet banking para correntistas.

O que fazer se o saldo do PIS estiver zerado?

Ao consultar o saldo do PIS, caso descubra que não há nenhum valor a ser recebido, o cidadão pode ter caído em situações como: não cumpre com os requisitos de acesso ao benefício, não foi incluso na declaração de RAIS, seus dados estão errados ou não foram computador.

Diante disso, a orientação é:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile