Desde fevereiro está sendo pago o abono salarial referente ao ano-base 2021. Os trabalhadores puderam consultar se há valores a receber, tanto do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), como o saldo do PIS (Programa de Integração Social). Quem foi surpreendido pelo saldo zerado, precisa tomar algumas providências.
Um dos motivos para estar sem saldo no PIS é não cumprir com os requisitos que nesse ano dão acesso ao abono salarial. De acordo com a lei que permite o pagamento de até um salário mínimo para os trabalhadores de baixa renda, serão contemplados aqueles que:
- Trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021;
- Receberam no máximo dois salários mínimos por mês;
- Emitiram a carteira de trabalho há pelo menos cinco anos;
- Foram inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial enviada pelo empregador.
Caso tenha cumprido com esses requisitos, e ainda assim o saldo no PIS estiver zerado, o cidadão vai ter que procurar ajuda.
Como consultar o saldo do PIS
Para descobrir se há saldo do PIS para ser recebido nesse ano, a data de recebimento e o valor a ser sacado, o trabalhador poderá acessar um único canal. Basta fazer login no aplicativo Carteira de Trabalho Digital usando dados de acesso do Gov.br.
O valor máximo a ser recebido é de um salário mínimo, e o teto do programa é de 1/12 do que é pago no salário mínimo. Para descobrir basta fazer a verificação:
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
- Na aba “Benefícios” selecione “Abono salarial”;
- Agora informe o ano-base a ser apurado, nesse caso 2021.
O saque do saldo do PIS será feito na Caixa Econômica, casas lotéricas ou pela movimentação usando o aplicativo Caixa Tem e internet banking para correntistas.
O que fazer se o saldo do PIS estiver zerado?
Ao consultar o saldo do PIS, caso descubra que não há nenhum valor a ser recebido, o cidadão pode ter caído em situações como: não cumpre com os requisitos de acesso ao benefício, não foi incluso na declaração de RAIS, seus dados estão errados ou não foram computador.
Diante disso, a orientação é:
- Procurar o setor administrativo e de recursos humanos da empresa;
- Ir até uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego;
- Procurar uma agência da Caixa Econômica caso o erro seja com a conta bancária em que o valor será depositado.