Espelho da redação ENEM 2022 está disponível. Para que serve ele?

Sabia que você pode acessar a correção da sua redação do ENEM 2022? O espelho acaba não sendo divulgado junto com o resultado do exame, afinal, demora um pouco mais para ficar pronto. Entenda o que é isso e por que é interessante que você o acesse.

Espelho da redação ENEM 2022 está disponível. Para que serve ele?
Espelho da redação ENEM 2022 está disponível. Para que serve ele? (Imagem: FDR)

Em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio o INEP divulga os espelhos da redação entregue pelos candidatos, afinal, o que é isso? Nada mais é do que a correção do texto que o candidato produziu. Alguns participantes do ENEM 2022 já podem acessar essa correção.

Além do espelho, a nota dos participantes treineiros também foi liberada pelo Instituto.

Para que serve o espelho da redação ENEM 2022?

Chamada de “Vista Pedagógica” o espelho serve para que o candidato entenda melhor o porquê de ter alcançado aquela nota no exame, ou seja, é possível conferir quanto foi atribuído a você em cada competência.

Você ainda pode se perguntar se é interessante gastar o seu tempo acessando essa correção. Então, te faço algumas perguntas simples: Você deseja conquistar uma vaga utilizando a nota do exame? Quer melhorar o seu desempenho?

Se respondeu sim para ambas, então, vale a pena parar alguns minutos e conferir o porquê da sua nota em redação. A vista pedagógica, quando bem utilizada, pode te ajudar a melhorar o seu desempenho,

Alguns estudantes chegam a pegar essa correção e levar para professores de redação o ajudarem nessa melhora.

Imagine o seguinte: Você ao se preparar para as provas objetivas tenta identificar as suas dificuldades e melhorá-las, certo? Então, na redação essa é a sua chance de fazer a mesma coisa.

Para conferir o espelho da redação do ENEM 2022 você deve acessar a Página do Participante e fazer o login com a sua conta gov.br.

Como é feita a correção da redação do ENEM?

Diferente da prova objetiva, a correção da redação do exame é feita manualmente, em geral, cada texto passa pelas mãos de dois profissionais que avaliam as cinco competências:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As redações podem ter notas entre 0 e 1.000, sendo que cada competência possui 200 pontos.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.