Débitos no Detran deste estado podem ser parcelados via Pix

O PIX veio para facilitar a rotina dos brasileiros e pode ser usado para diversos fins. Agora, proprietários de veículos que estão com débitos em atraso junto ao Detran poderão pagá-los de forma parcelada em um estado. Saiba qual.

Débitos no Detran deste estado podem ser parcelados via Pix (fonte: FDR)

O estado que passa a aceitar pagamentos de débitos parcelados através do PIX é Roraima. O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) agora aceita pagamentos através da solução de pagamentos do Banco Central.

Como pagar débitos com Detran através do PIX

Para efetuar o pagamento desta forma os proprietários de veículos precisam consultar o seu banco para obter informações a respeito da forma de pagamento.

As agências passaram a aceitar o pagamento de débitos do veículo através de boleto bancário desde o mês passado. Este boleto pode ser pago à vista ou de forma parcelada.

Vale ressaltar que apesar dos bancos aceitarem o pagamento dos débitos de maneira parcelada, o Detran não tem envolvimento na operação de pagamento, uma vez que isso acontece de forma direta entre o banco e o cliente e fica sujeira a análise de crédito.

“O Detran aceita os pagamentos via PIX, mas, vale lembrar, que essa operação financeira é entre o contribuinte e o banco. Os débitos que podem ser pagos dessa forma devem ser consultados com o seu banco”, disse ao Folha BV o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte.

A novidade foi apresentada em uma reunião entre a presidência do Detran-RR e a superintendência do Banco do Brasil.

Álvaro Duarte falou ainda sobre a importância de trafegar com a sua documentação em dia. “Estar com seu carro ou sua moto legalizada, conforme previsto no artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, faz com que você possa andar tranquilo pelas ruas, o que traz mais segurança e comodidade”, disse.

PIX

O Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.