MEI ganha nova modalidade de pagamento da RESTITUIÇÃO após mudanças na Receita Federal

No dia 1º de abril a Receita Federal decidiu atualizar os seus sistemas, e mudou regras bem importantes do “Pedido Eletrônico de Restituição”. Foi decidido que MEI (Micro Empreendedor Individual), além das empresas inscritas no Simples Nacional e do Simei, poderão escolher uma nova forma de recebimento da restituição dos impostos. 

MEI ganha nova modalidade de pagamento da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda
MEI ganha nova modalidade de pagamento da RESTITUIÇÃO após mudanças na Receita Federal (Imagem: FDR)

O aplicativo “Pedido Eletrônico de Restituição” é um sistema que permite ao contribuinte solicitar a restituição de pagamentos recolhidos indevidamente ou a maior, relativos aos tributos federais. Duas mudanças significativas nesse sistema foram autorizadas pela Receita Federal, visando otimizar o acesso do MEI aos valores a serem restituídos.

O aplicativo está disponível no portal do Simples Nacional e no portal e-CAC da Receita, não necessitando ser instalado ou atualizado no computador do usuário. Um outro ponto interessante é que todo o sistema passa a ser adequado ao tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo contribuinte ao acessa-lo. Quer dizer, um smartphone ou a tela de um computador.

Antes da mudança, os únicos tipos de contas aceitas para que a restituição dos tributos fossem pagas ao MEI eram corrente, poupança ou de pagamento. A grande novidade é que agora o empreendedor pode cadastrar sua chave PIX para receber esses valores de forma automática.

O que mudou no pagamento da restituição para o MEI

Outra mudança significativa além do cadastro PIX é que passa a ser possível cancelar pedidos de restituição que ainda não foram pagos usando o aplicativo. Antes, para esse processo o MEI precisava procurar a unidade mais próxima da Receita Federal para conseguir realizar todos os trâmites.

O Manual da Restituição construído pela Receita pode ser acessado por esse link. E o empreendedor consegue entender como ter acesso as funções disponibilizadas pelo programa, tudo feito de forma online a fim de facilitar a realização dos serviços.

O Pedido Eletrônico de Restituição oferece ao contribuinte os seguintes serviços:

  • Realizar a restituição de créditos apurados no Simples Nacional e no Simei relativos aos tributos federais;
  • Consultar a situação dos pedidos de restituição efetuados com a opção de impressão do extrato da restituição;
  • Cancelar pedidos de restituição;
  • Alterar dados bancários para crédito da restituição.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com