Fraudes no cartão de crédito fazem cada vez mais vítimas. Confira dicar para prevení-las

O cartão de crédito é considerado o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores, tanto nas lojas físicas como digitais, por toda a sua facilidade e rapidez. E, exatamente por este motivo, ele acabou se tornando um dos principais alvos para a realização de fraudes e golpes virtuais. Saiba como se proteger.

Como os golpes acontecem?

Em boa parte doscasos, os golpes acontecem por descuido dos usuários ou até mesmo ações de hackers, que usam robôs para identificar dados sensíveis do cartão, como numeração, código de segurança e senhas, além das fragilidades dos estabelecimentos.

Para você ter uma ideia do volume, de acordo com o Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022. Financeiramento, o total representou R$ 5,8 bilhões em ações fraudulentas.

Como se proteger?

Apesar dos números alarmantes, algumas ações podem ajduar todo brasileiro a se proteger e evitar se vítima destes golpes. Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, citou algumas dicas abaixo para as pessoas se prevenirem de possíveis fraudes financeiras. 

Conheça as empresas

É muito importante ter conhecimneto de quem você está comprando um determinado produto ou serviço e certificar-se da idoneidade da empresa. Existem alguns serviços disponíveis no mercado, como por exemplo o SPC Brasil, que fornecem relatórios completos das organizações e localizam instituições que realizam vendas online. Isto auxilia o consumidor a conhecer a reputação da marca.

Atenção aos preços dos produtos

Sempre desconfie de promoções que parecem boas demais para ser verdade. É muito importante pesquisar sobre a credibilidade da empresa e sempre exija nota fiscal. Essas pequenas atitudes resguardam o cliente, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou até mesmo precise solicitar algum ressarcimento.

Bancos não mandam e-mail

Bancos não possuem o costume de se comunicam com os clientes por e-mail. Por isso, sempre desconfie ao receber extratos ou faturas da sua instituição financeira por e-mail.

Também evite confirmar dados pessoais ou bancários por telefone. Nestas situações, procure pessoalmente a empresa ou ligue diretamente no serviço de atendimento ao consumidor da instutição, muitaz vezes localizado no próprio cartão.

Cuidado com computadores públicos

Evite acessar o e-mail ou sites financeiros em computadores públicos e, se possível, instale um antivírus no celular e computador pessoal. Atualize-os e faça a varredura com frequência, além de sempre utilizar o botão “sair” dos sites que dispõem de senhas, como bancos, programas e redes sociais. Isso evita que os dados pessoais fiquem armazenados no computador.

Cuidado com distribuições de prêmios

Links que chegam de desconhecidos por meio de redes sociais, Whatsapp, e-mail ou SMS pedindo cadastro, oferecendo brindes, resgates de prêmio e descontos são verdadeira armadilhas. Nestes casos, nunca faça depósitos adiantados para recebimento da tal quantia.

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Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
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