Cartão do Bolsa Família pode ser solicitado e otimiza o saque do seu benefício

O cartão do Bolsa Família passou por algumas mudanças em 2022. Tudo porque, no último ano de governo de Jair Bolsonaro (PL) o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil que ganhou um cartão próprio. Esse documento, porém, deve passar por novas mudanças nos próximos meses e tem como principal intuito facilitar o saque do benefício.

Cartão do Bolsa Família pode ser solicitado e otimiza o saque do seu benefício
Cartão do Bolsa Família pode ser solicitado e otimiza o saque do seu benefício (Imagem: FDR)

Pouco mais de 8 milhões de cartões do Auxílio Brasil foram emitidos no último ano, substituindo o cartão do Bolsa Família principalmente para novos contemplados. A versão bolsonarista conta com a implementação de um chip o que permite mais tecnologia e facilidade no uso desse documento. Já que libera o saque em qualquer Banco 24h, e compras na função débito. 

A ideia da equipe social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é substituir o atual cartão por uma versão com chip, possibilitando essas tecnologias para todos os contemplados. O custo, porém, não foi mencionado, mas será milionário. Isso porque, a substituição no Auxílio Brasil custou R$ 130 milhões aos cofres do poder público. 

Mas, e quem não tem o cartão do Bolsa Família? Os recém aprovados no programa podem ainda não ter recebido esse documento, e por isso têm outros canais para receber o benefício social. Embora não tragam todas as facilidades do cartão, ainda são uma oportunidade importante.

Como pedir o cartão do Bolsa Família?

Não há como solicitar a primeira versão do cartão do Bolsa Família. Isso mesmo, o titular do benefício não consegue pedir pelo documento. Tudo porque, os contemplados receberão o cartão automaticamente ao serem aprovados no programa, não é preciso fazer uma solicitação especial para isso. O documento será entregue no endereço da família junto com um folheto informativo.

Quem perdeu o cartão ou foi roubado, pode solicitar a sua 2ª via usando os seguintes canais:

Saque do Bolsa Família sem cartão

Quem ainda não tem o cartão do Bolsa Família não vai deixar de receber o benefício, mas precisará usar outros canais. A própria Caixa Econômica orienta que o cidadão prefira o recebimento por meios online. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile