CPF negativado? Veja como consultar suas dívidas pelo Serasa online

O consumidor que quiser conferir se o seu CPF está regular ou com dívidas pode fazer esta consulta de forma fácil. A Serasa preparou uma ferramenta voltada para esta finalidade, que pode ser acessada de forma rápida e gratuita. Saiba como fazer.

Semana do Consumidor: Procon faz campanhas por todo o Brasil para renegociação de dívidas
CPF negativado? Veja como consultar suas dívidas pelo Serasa online (Imagem: FDR)

Quem quiser descobrir se tem dívidas no CPF pode fazer isso através do site da Serasa, de forma rápida. Veja como.

Como saber se tenho dívidas no CPF

  • Entre no site do Serasa, insira o seu CPF e clique em “Consultar”. Para entrar no sistema, utilize a mesma senha para quando consulta seu Serasa Score. Caso não tenha cadastro, clique em cadastre-se grátis” e preencha com os dados solicitados.
  • Confira se o CPF está regular ou se possui dívidas em aberto
  •  Caso tenha dívidas em aberto selecione a melhor forma de negociação para seu bolso
  • Confira as instruções para negociar seus débitos
  • Agora clique em “Gerar boleto” e o pague na sequência. Após o pagamento do boleto, a empresa retruca seu nome do cadastro de proteção ao crédito e o nome volta a ficar limpo.

É dado um prazo de cinco dias úteis para que as empresas retirem o CPF do consumidor do Serasa após o pagamento da dívida. A empresa é obrigada a fornecer um recibo da dívida que foi quitada.

Saiba mais detalhes sobre dívidas

O não pagamento de dívidas traz consequências para os consumidores, como nome sujo, acesso negado a linhas de crédito, entre outras coisas. Fora isso, os juros vão crescendo de maneira gradual, o que pode fazer com que fique bem difícil conseguir pagar.

As empresas geral são bastante rígidos quando se trata de cobrança de dívidas. Eles costumam contatar o cliente devedor de forma frequente, o que pode gerar um alto nível de estresse e ansiedade. Não pagar uma dívida bancária pode impactar de maneira significativa a pontuação de crédito do consumidor.

Muitos não sabem mas é possível buscar melhores condições e taxas em outros agentes financeiros e pedir a transferência da dívida, reduzindo assim a taxa de juros. Isto é conhecido como portabilidade de crédito.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.