Um bom currículo pode ser o seu grande diferencial em um processo seletivo para uma vaga de emprego. O documento chega nos locais de trabalho antes do candidato, o que faz com que ele tenha que ser atrativo ao empregador; veja alguns pontos necessários.
Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, provavelmente já sentiu dificuldade na hora de montar o seu currículo. O documento é importante porque pode te colocar em destaque em relação aos demais candidatos ou fazer com que a empresa não tenha interesse no profissional.
Alguns pontos de atenção são necessários na hora de montar o seu currículo; confira.
O que não pode faltar em um currículo?
1 Dados pessoais no currículo
Não é necessário inserir o seu número de documento no currículo, mas, informações de contato (telefone e e-mail) e dependendo da vaga até o seu endereço. Isso porque algumas vagas pedem que o candidato tenha fácil acesso a determinadas localidades.
2 Escrever o objetivo do currículo
Nesse tópico você pode informar a área ou o cargo que pretende desempenhar na empresa, o ideal é adequar esse quesito à vaga que você vai concorrer.
3 Experiências profissionais no currículo
Primeiro ponto, não minta, segundo, insira a sua última experiência, a mais recente de modo que seja a primeira da lista, a que o recrutador leia primeiro. Nesse tópico você deve inserir:
- Nome da empresa;
- O período de entrada e saída do cargo ou da empresa;
- O cargo que você ocupava;
- Fazer uma breve descrição das atividades realizadas por você;
4 Formação acadêmica no currículo
Coloque o seu nível de formação, se fez até o ensino médio, insira o ano de conclusão e a escola. Caso tenha feito uma graduação ou esteja fazendo, insira o ano de conclusão ou a previsão.
5 Idiomas
Nesse tópico é necessário ser o mais honesto possível, se você colocar que lê e compreende razoavelmente bem, é necessário de fato o fazer. Caso contrário, pode excluir esse tópico.
6 Outras qualificações
Insira todos os cursos que você fez, citando o nome da instituição e até mesmo o ano de conclusão.
7 Certificações
Fez cursos? Cite eles, mesmo aqueles durante a sua graduação para a complementação da carga horária podem ser citados, desde que você tenha os certificados.
O que é dispensável no currículo?
Agora que você já sabe o que deve inserir, é importante também saber o que é dispensável, ou seja, não é necessário:
- Foto
- Número de documentos pessoais (como RG e CPF)
- Habilidades comportamentais
- Pretensão Salarial
- Referências profissionais (entregue na entrevista, caso seja solicitado)
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.