Acha que está com um salário baixo? Veja a melhor forma de pedir um aumento

A realização profissional é o desejo de todos os brasileiros e um bom salário está incluso nisso. Se você é um trabalhador contratado, a negociação por uma remuneração melhor é possível e algumas estratégias podem te ajudar nesse momento. Confira!

Acha que está com um salário baixo? Veja a melhor forma de pedir um aumento
Acha que está com um salário baixo? Veja a melhor forma de pedir um aumento(Imagem: FDR)

Recebeu um feedback positivo sobre o seu trabalho? Então, esse é o melhor momento para negociar um aumento do seu salário, é o que afirma o especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Treff. Em conversa com o portal Terra, o especialista deu dicas de como fazer nesse momento.

Como pedir um aumento de salário?

Para o especialista, o ideal é realizar esse pedido após esse feedback justamente porque o seu bom desempenho já foi reconhecido pela empresa.

Por outro lado, Treff aponta que problemas pessoais não devem ser apontados como justificativa e comparações com colegas de trabalho não devem ser feitas.

Além disso, é necessário ter conhecimento das políticas internas da empresa, por exemplo, o cargo que ocupo oferece a possibilidade de ascensão?

Outro ponto de atenção é a média salarial do cargo que você ocupa, fazer uma rápida pesquisa pode te mostrar como está a remuneração para o mesmo cargo em mais empresas. Isso pode até mesmo facilitar na hora de responder o valor desejado por você, caso a empresa pergunte.

Para o especialista ainda é necessário estar preparado para o melhor cenário, o do aumento salarial, e para a recusa da empresa também.

Inclusive, é importante conhecer o momento vivido pela empresa antes de pedir um aumento, isso porque muitos empregadores têm reduzido o número de colaboradores como resposta ao aumento das contratações durante a pandemia.

“É importante estar preparado para os dois cenários. Mas, acima de tudo, ter consciência das próprias possibilidades e da empresa em que se trabalha”, finaliza o especialista.

A recusa do aumento por parte da empresa não pode ser um fator que faça com que o seu desempenho caia, pelo contrário.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.