Parcelamento de débito pelo PIX é analisado pelo Governo mudando a vida da população

O PIX veio como uma solução bastante útil para diversos problemas que os brasileiros possuíam na hora de fazer algum tipo de pagamento. Agora, após a naturalização do PIX na vida da população, o governo Lula estuda promover diálogo com o Banco Central, montando o parcelamento do PIX. Venha conferir.

PIX passa a funcionar com novas regras e você deve ficar atento às cobranças
Parcelamento de débito pelo PIX é analisado pelo Governo mudando a vida da população (Imagem: FDR)

A novidade do PIX, assim que criado e implementado, foi um sucesso. Somente em 2022, segundo dados de levantamento feito pelo Banco Central, foram movimentados R$10,9 trilhões. Por ser algo que é feito quase que instantaneamente, caiu como uma luva na mão dos brasileiros.

Somente no último trimestre do ano, a movimentação média mensal do PIX foi mais de R$1 trilhão. Além da aceitação por parte da população, que aderiu de forma extensa a nova modalidade de pagamento, as instituições financeiras, privadas e estatais, também incentivam o uso do pagamento.

Por exemplo, este ano, aquele que optou por receber a restituição do Imposto de Renda via PIX teve preferência na hora de receber o pagamento. Além disso, de um ponto de vista mais informal, existem lojas que oferecem descontos para as pessoas que escolhem pagar de forma instantânea.

Ou seja, foi uma medida que causou impactos significativos na vida dos brasileiros e continuará causando novas implementações, principalmente na defesa ao próprio usuário. Não podemos esquecer o lado negativo, onde milhares de casos envolvendo golpes ocorreram e prejudicaram os cidadãos.

PIX: o que o governo deseja mudar?

Visando uma maior competitividade no país, o ministro da fazenda, Fernando Haddad, afirmou que conversou recentemente com o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. De forma direta, a proposta de Haddad é abrir o mercado de parcelamento de débitos via forma de pagamento PIX.

A conversa faz parte dos planejamentos do governo Lula, buscando abrir uma maior oportunidade de crédito para as pessoas que estão com dívidas e impossibilitadas de obter crédito na praça. Essa é mais uma proposta do governo federal buscando a redução de dívidas por parte dos brasileiros.

Acompanhe o que disse Fernando Haddad

“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo PIX, que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no País.” –  afirmou o ministro da fazenda em evento realizado pela Bradesco BBI nesta terça-feira, 04/04.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile