Meu INSS passa por atualizações de sistema; saiba quais serviços foram mantidos

Pontos-chave
  • São 90 serviços disponíveis no Meu INSS;
  • O login pode ser feito com diferentes plataformas;
  • O acesso está liberando por App ou site.

A fim de diminuir o tempo de espera para ser atendido, assim como de evitar superlotação nas agências, foi criado o site e aplicativo Meu INSS. A ideia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi de permitir que os segurados usem esse canal como forma de facilitar os serviços da Previdência Social. Os sistemas são atualizados de forma recorrente e adotando novidades.

Meu INSS passa por atualizações de sistema; saiba quais serviços foram mantidos
Meu INSS passa por atualizações de sistema; saiba quais serviços foram mantidos (Imagem: FDR)

Mais de 90 serviços estão disponíveis no Meu INSS, tanto pelo site como usando o aplicativo. Para acessa-los não é preciso já ser recebedor de um benefício previdenciário, mas ao contribuir para a Previdência Social uma série de informações sobre a vida laboral do contribuinte estarão disponíveis nesse cano.

A partir daí, basta seguir as ferramentas desse canal para ter acesso aos serviços. Em algumas situações, porém, a presença nas agências do INSS é obrigatória. Como:

Durante a pandemia até mesmo a perícia médica estava sendo feita pelo Meu INSS, com a apresentação de documentos oficiais. Mas agora esse processo já voltou a ser feito de maneira presencial.

Como criar login no Meu INSS?

Além da criação do login no Meu INSS usando o próprio aplicativo ou site, os segurados também podem usar seu banco de confiança para criação dessa plataforma. Para isso é preciso acessar o internet banking e procurar pela opção “Previdência”.

O processo de criação do login é feito usando a plataforma do Gov.br. Esse é um login unificado que poderá ser usado em outras plataformas do governo federal. Funciona assim:

COMO SER APROVADO NA PERÍCIA MÉDICA DO INSS: ESSES SEGREDOS VÃO TE AJUDAR A RECEBER OS BENEFÍCIOS

Serviços disponíveis no Meu INSS

O acesso ao Meu INSS vai permitir que o cidadão agilize os procedimentos previdenciários, sem que para isso seja necessário ir até uma agência, facilitando o processo. São pelo menos 90 serviços disponíveis, desses ganham destaques os seguintes:

Como fazer o pedido de benefício no Meu INSS?

É possível dar entrada em um benefício previdenciário usando o Meu INSS. Caso para conseguir o salário seja preciso passar por perícia médica, este procedimento poderá ser agendado pelo menos canal. Escolhendo a agência mais próxima, data e local disponível.

Funciona assim:

Pode ser necessário anexar documentos, usando o celular esses documentos são encontrados na galeria de fotos ou na opção “Downloads”.

Como consultar resultados no Meu INSS

O INSS tem um prazo máximo de 45 dias para responder benefícios por incapacidade, e até 90 dias para aposentadorias e outros. É possível acompanhar a resposta da solicitação de forma online usando o Meu INSS.

As atualizações são feitas sempre que a instituição achar necessário, inclusive com a possibilidade de requerer novos documentos para aprovação do benefício. Para acompanhar seu pedido basta:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile