Reajuste de 7% no salário mínimo foi SANCIONADO e população comemora

Para quem vem acompanhando o início do mandato do presidente Lula, vem notando uma série de medidas voltadas à população que vive em situação de vulnerabilidade, como o aumento do salário mínimo. Além de mudanças nacionais, alguns estados também vem aplicando mudanças localizadas. Acompanhe.

Reajuste de 7% no salário mínimo foi SANCIONADO e população comemora

No início deste ano, em um dos seus primeiros atos como presidente, Lula assinou uma medida que reajustou o piso do salário mínimo nacional para R$1.302. Além deste aumento, está previsto um novo reajuste, marcado para 1º de maio, Dia do Trabalhador, onde o mínimo vai passar a ser de R$1.320.

Além deste aumento, focado na população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza, poderíamos citar o retorno do Bolsa Família, a volta do Minha Casa Minha Vida, como a instalação do programa Mais Médicos; mas vamos falar principalmente sobre o aumento do salário mínimo nacional e suas consequências.

O que muda com o aumento do salário mínimo?

O reajuste feito no piso nacional do salário mínimo provoca uma série de melhorias. A lógica é que as pessoas comecem a ganhar mais para gastar mais; consequentemente, uma série de novos investimentos, mesmo que pequenos, poderão ser realizados, movimentando ainda mais a economia brasileira.

Além disto, o reajuste do mínimo nacional faz com que os estados que possuem seu próprio piso salarial, como São Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, também precisam fazer reajustes no seu piso. Devido à isto, as pessoas do estado em questão recebem um aumento maior do que eles esperavam.

Qual estado também terá aumento?

Desta vez, o estado de Santa Catarina aprovou, via Assembleia Legislativa, o aumento do piso salarial de suas classes trabalhadoras. Santa Catarina é um dos estados que possui o seu próprio piso estadual do salário mínimo, não seguindo os valores do governo federal de forma direta. O reajuste será de 7,43%

Com isso, as faixas sofrerão um reajuste para cima. Vale ressaltar que a maioria dos estados que possuem o seu próprio piso salarial estão aplicando reajustes após o anúncio do aumento nacional. Não só Santa Catarina como outro estado do sul já fizeram este reajuste. Acompanhe abaixo os novos valores:

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile