Jovens podem antecipar suas aposentadorias do INSS através de contribuição autônoma

Quando é possível se aposentar? Essa resposta vai depender de uma série de fatores. Mas o certo é que quanto mais tempo o cidadão demora para começar a contribuir para a Previdência Social, mais tarde ele vai conseguir ter acesso a qualquer uma das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para acelerar esse processo é possível iniciar o processo de contribuição antes do primeiro emprego.

Jovens podem antecipar suas aposentadorias do INSS através de contribuição autônoma
Jovens podem antecipar suas aposentadorias do INSS através de contribuição autônoma (Imagem: FDR)

Existem diferentes formas de contribuição à Previdência que dão direito as aposentadorias do INSS. Antes de pensar em criar esse fundo de contribuição, vale entender como funcionam e para quem são indicadas as principais formas de tornar-se um segurado:

Quem começa a trabalhar como Jovem Aprendiz (acima dos 14 anos), também tem direito de iniciar as contribuições visando aposentadorias do INSS. Como foi visto, também é possível começar a pagar para a Previdência Social sem sequer ter um emprego formal.

Como jovens podem contribuir para aposentadorias do INSS?

As aposentadorias do INSS exigem pelo menos 180 contribuições, com exceção da aposentadoria por invalidez permanente. Isso significa que são precisos no mínimo 15 anos pagando a Previdência Social para conseguir se aposentar, fora as exigências em relação a idade.

Existem duas formas dos jovens conseguirem começar a fazer a contribuição, sem que estejam registrados em algum emprego formal:

Segurado facultativo

Segurado autônomo

Para realizar o pagamento da contribuição é necessário emitir ou preencher a Guia de Previdência Social (GPS) no site da Receita Federal.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile