Benefícios do INSS têm consulta autorizada pelo número do CPF; saiba como fazer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a plataforma de pagamentos para benefícios como a aposentadoria. Muitas pessoas não sabem o seu número do benefício, por isto vamos te ensinar hoje como você pode seguir com as suas solicitações somente com o número de CPF. Confira abaixo.

Auxílio-doença do INSS: veja situações que podem cortar salário do segurado
Benefícios do INSS têm consulta autorizada pelo número do CPF; saiba como fazer (Imagem: FDR)

Para muitos aposentados, um dos documentos mais importantes para se ter em mãos é o número do benefício. Este é a sua chave de entrada para o recebimento da sua aposentadoria, essencial para aqueles que já deixaram de trabalhar e só possuem este benefício como fonte de renda.

Para facilitar o acesso aos benefícios prestados pelo INSS, um aplicativo foi criado para que possa ser instalado no celular, seja via Play Store ou App Store, chamado Meu INSS. Além do aplicativo, ainda foi criado um site que é fundamental para as pessoas que buscam informações sobre o programa.

Em ambos os casos, é preciso ter uma conta Gov, que nada mais é do que um registro pessoal em sites relacionados ao governo federal. Esta conta é usada em diversos casos, como com a carteira de trabalho, solicitação de benefícios diversos, entre outros. Acompanhe abaixo as formas de verificar o seu benefício.

Formas de checar o seu INSS

Começamos com a forma mais básica, que é pelo número 135. Neste caso, se você não souber o número do seu benefício, mas souber o seu CPF, você será atendido, vai passar os seus dados e terá acesso ao número do benefício. Outros dados poderão ser questionados para evitar fraudes.

No aplicativo Meu INSS, você vai precisar ter uma conta Gov. Depois que você criar a sua conta Gov, você vai precisar inserir o seu CPF e fazer o login. Responda algumas perguntas com os seus dados pessoais e, após isto, todos os seus benefícios estarão disponíveis para consulta no app.

Já no site Meu INSS, que você ter acesso clicando aqui, você também vai precisar de uma conta Gov. Após isso, você vai inserir o seu CPF e a senha cadastrada (caso não tenha registro, será necessário fazê-lo) e os seus benefícios disponíveis estarão na tela inicial.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].