Seguro-desemprego: siga esse passo a passo para solicitar o benefício pela 1ª vez

Uma das vantagens de você trabalhar com a sua carteira de trabalho assinada, além, claro, de muitos benefícios, vamos te destacar um deles que ajuda as pessoas que foram demitidas sem justa causa: o seguro-desemprego. Veja agora como você pode solicitar o benefício cedido pelo governo.

Promessa sobre mudanças no salário mínimo está cada vez mais próxima de se concretizar
Seguro-desemprego: siga esse passo a passo para solicitar o benefício pela 1ª vez (Imagem: FDR)

O seguro-desemprego é um pagamento que pode ser feito entre 3 a 5 parcelas e ajuda as pessoas que foram demitidas de seus empregos para que não haja um prejuízo exacerbado. Até porque, muitos são aqueles trabalhadores que possuem família que depende daquela renda para sobreviver.

Este é um dos benefícios cedidos para os que trabalham no regime CLT. Além desse, poderíamos citar as férias remuneradas, direito ao 13º salário, jornadas já definidas de trabalho (44 horas semanais), licença maternidade, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Nunca solicitei o seguro-desemprego, como faço?”

Existem algumas formas para você solicitar o benefício cedido para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Na sua Play Store ou App Store, busque o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Nele, você precisará entrar com a sua conta Gov. Depois disso, busque pela opção Seguro-Desemprego.

Após isso, você pode selecionar a opção Solicitar Seguro-Desemprego; com isso, será necessário possuir o número do seu CPF e o número do requerimento (este precisa ser entregue ao empregado pelo empregador para a solicitação) e aguarde as instruções do aplicativo.

Ainda existe uma outra forma, que é o Portal Emprega Brasil, onde é possível checar algumas categorias de suporte sobre os empregos do nosso país, informações sobre o abono salarial e também a própria carteira de trabalho digital. 

“Quanto tempo eu tenho para solicitar?”

A partir do momento em que o seu contrato com a empresa é encerrado, o trabalhador possui entre 7 e 120 dias para fazer a contratação do seguro-desemprego. O caso é diferente para empregados domésticos, por exemplo; nesses casos, o prazo é de 7 e 90 dias para a solicitação.

É de extrema importância que você, após a solicitação, entre diariamente no aplicativo para que acompanhe o andamento da sua solicitação. Vamos lembrar que este benefício é cedido somente para aqueles que trabalharam em regime CLT, uma das vantagens de ter a sua carteira de trabalho assinada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].