Itaú confirma demissão em massa por motivo totalmente inusitado

Em meio a onda de demissões que vem acontecendo em diversas empresas no Brasil e no mundo, agora foi a vez do banco Itaú demitir uma grande quantidade de funcionários. No entanto, estas demissões aconteceram em decorrência de um motivo não muito comum.

Itaú confirma demissão em massa por motivo totalmente inusitado (Imagem: Montagem/FDR)
Itaú confirma demissão em massa por motivo totalmente inusitado (Imagem: Montagem/FDR)

Fraude no plano de saúde 

Os 80 funcionários demitidos pelo Itaú teriam utilizado o plano de saúde de maneira indevida. De acordo com o banco, foi detectada má conduta dos empregados nas solicitações de reembolso de procedimentos e consultas.

Os desligamentos ocorreram numa fase em que os planos de saúde estão se concentrando em aumentar as investigações contra fraudes. Em outubro de 2022, a FenaSaúde (federação que representa as operadoras de planos) criou uma gerência para crescer a fiscalização sobre as fraudes mais cometidas na utilização dos planos. 

Naquele momento, a entidade apresentou ainda ao Ministério Público de São Paulo uma notícia-crime a respeito de uma rede de empresas de fachada criada com o objetivo de realizar pedidos de reembolsos fraudulentos em grande escala contra operadoras de planos, que totalizaram cerca de R$ 40 milhões.

Foi aberto pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, após as demissões promovidas pelo Itaú, um canal jurídico para tratar deste caso. O sindicato afirmou que irá verificar a situação de cada funcionário demitido.

Ainda segundo o sindicato, o Itaú enviou, logo depois das demissões, um email interno que continha dicas de como evitar fraudes e golpes relativos ao uso do plano de saúde.

O banco orientou os empregados a não compartilharem seus logins e senhas dos canais de atendimento do plano e alertou sobre alterações da finalidade real de tratamentos, exames e procedimentos, especialmente os estéticos, que não são cobertos pelo plano.

“A ética é um valor fundamental para o banco e deve pautar a conduta de todos os colaboradores”, afirmou o Itaú em nota, segundo à Folha. O banco não entrou em detalhes sobre a fraude.

Itaú

O Itaú Unibanco, comumente chamado de Itaú, é o maior banco privado do Brasil e maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, com sede na cidade de São Paulo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.