O Ministério da Educação (MEC) anunciou um aumento de 54% em um importante benefício pago aos professores. Trata-se das verbas liberadas a partir do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP).
As bolsas de estudos para professores são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. O benefício terá um salto de 57.682 para 88.963 concessões, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.
O benefício do Pibid terá um acréscimo de 25.656 bolsas, totalizando em 55.034. Já o PRP receberá um incremento de 5.625 bolsas, fechando em 33.929. De acordo com o ministro, a ampliação dos programas ultrapassa a casa das 30 mil bolsas de estudo, capazes de atender à demanda das instituições de ensino superior de todo o Brasil.
“Para alfabetizar melhor, precisamos melhorar também a qualidade da formação dos nossos professores. Por isso, vamos ampliar as bolsas dos programas de iniciação à docência e residência”, disse.
Segundo a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, das 253 Instituições de ensino superior com projetos aprovados para o Pibid, 187 poderão ter aumento no número de bolsas.
Já nos projetos aprovados para a residência pedagógica, das 230 instituições credenciadas, 92 atendem aos critérios para receber mais benefícios. Serão abertos dois períodos para o início das atividades dos novos bolsistas: de 1º a 15 de maio de 2023 e de 1º a 15 de junho de 2023.
“Esse aumento no número de bolsas contribuirá para a melhoria na formação dos profissionais que atuam na educação básica, o que é central para elevar a qualidade do ensino brasileiro”, diz Mercedes.
O que é o benefício de estudos para professores da Capes?
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma agência governamental brasileira que tem como objetivo principal a promoção da formação de recursos humanos de alto nível para a pesquisa científica e tecnológica no país.
O programa de bolsas de estudo para professores da Capes é uma iniciativa que visa conceder apoio financeiro a professores que desejam aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e pedagógicos, por meio da realização de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior reconhecidas pela Capes.
Os professores selecionados recebem uma bolsa mensal para custear despesas como mensalidades, transporte, hospedagem e alimentação. Além disso, a Capes também pode oferecer auxílio-instalação, para ajudar com as despesas iniciais de mudança para outra cidade, e auxílio-tese/dissertação, para cobrir os custos de impressão e encadernação do trabalho final.
Para participar do programa, os professores precisam atender a requisitos como ter vínculo empregatício com instituições de ensino superior brasileiras, ter currículo acadêmico relevante e comprovar disponibilidade para dedicar-se integralmente ao curso de pós-graduação. O processo de seleção envolve análise de documentos, avaliação curricular e entrevistas.