Prazo do ProUni está fazendo estudantes perderem aulas. Entenda o caso

Calendário do ProUni 2023 foi criado pela gestão do MEC anterior que foi desempossada no início desse ano. Programa oferta bolsas de estudos em cursos pagos de nível superior em todo o país. Entenda o que vem tirando o sono de centenas de estudantes.

Prazo do ProUni está fazendo estudantes perderem aulas. Entenda o caso
Prazo do ProUni está fazendo estudantes perderem aulas. Entenda o caso (Imagem: FDR)

Pelo calendário do Prouni 2023, os estudantes têm até hoje, 16, para fazer a comprovação das informações prestadas ao sistema. É através dessa etapa que a matrícula é efetivada na instituição e o estudante pode começar a estudar. A segunda chamada de aprovados do Prouni 2023 deve ser divulgada no próximo dia 21 de março, para esses estudantes a complementação vai de 21 a 30 do mesmo mês.

Prazo do Prouni 2023 preocupa estudantes

É justamente esse prazo para fazer a complementação que tem preocupado estudantes em todo o país. Afinal, mesmo com ele sendo encerrado hoje, ainda deve demorar alguns dias para as informações serem computadas.

Acontece que o semestre letivo já começou em praticamente todas as instituições, ou seja, os estudantes aprovados estão perdendo aulas.

Por tradição, as matrículas no programa aconteciam no final do ano, o que possibilitava que os estudantes se organizassem para iniciar os estudos junto com os demais.

A exceção foi para a edição de 2021 que, por conta da pandemia, obrigou os estudantes a fazerem o procedimento em janeiro.

Outro ponto que preocupa os estudantes é o fato de que é possível perder a bolsa de estudos por conta do rendimento acadêmico.

O que fazer para não ficar prejudicado pelo calendário do Prouni?

Separamos algumas dicas do que você pode fazer para não se prejudicar por conta do calendário:

  1. Permaneça em contato com a instituição para saber quando a sua matrícula será liberada;
  2. Ao iniciar as aulas procure alguém que possa te passar o conteúdo;
  3. Utilize seu tempo extra para estudar os conteúdos que você perdeu, afinal, eles são necessários para os próximos;
  4. Procure informações sobre monitorias ou aulas complementares, por exemplo, são recursos que podem te ajudar nessa “recuperação”;
  5. Peça ajuda, seja para o professor ou um colega.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.