Antecipação de SAQUE pelo FGTS pode te ajudar a pagar suas dívidas; saiba como solicitar

Pontos-chave
  • A antecipação do FGTS pode servir para casos extremos;
  • É preciso abrir mão do saque rescisão para recebê-la;
  • O trabalhador deve autorizar os bancos a consultarem seu saldo pelo aplicativo.

Em situações emergenciais, como ao descobrir uma doença ou ao se endividar, o trabalhador com carteira de trabalho assinada tem uma garantia financeira. O saque pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser feito, mas dentro de regras que indicam quem pode recebê-lo. A forma mais simples de garantir parte do fundo de garantia é por meio da antecipação.

Antecipação de SAQUE pelo FGTS pode te ajudar a pagar suas dívidas; saiba como solicitar
Antecipação de SAQUE pelo FGTS pode te ajudar a pagar suas dívidas; saiba como solicitar (Imagem: FDR)

A antecipação de saque pelo FGTS vale para os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. Nessa modalidade é possível receber de 5% a 50% do valor disponível no fundo de garantia uma vez ao ano. A data de liberação da parcela é sempre no mês de nascimento do trabalhador, e existe o prazo de 90 dias para que a quantia seja resgatada.

O saque-aniversário foi criado em 2019, visando dar ao trabalhador a oportunidade de movimentar sua conta sem que para isso fosse demitido da empresa. Junto com ele, em meados de 2020, foi criado o empréstimo do saque-aniversário, justamente o processo que permite a antecipação dos valores que seriam recebidos dentro dessa modalidade.

A recomendação é que os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário somente façam o empréstimo em situações emergenciais. Tudo porque, esse tipo de saque pelo FGTS acaba bloqueando o saldo disponível no fundo de garantia até que todo o valor do empréstimo seja quitado. Logo, o trabalhador fica impedido de movimentar sua conta em situações emergenciais.

Como funciona a antecipação de saque pelo FGTS?

Essa opção que permite fazer o saque pelo FGTS de forma antecipada, nada mais é do que um empréstimo. Isso porque, o banco dá ao cidadão a possibilidade de receber de uma única vez o que teria direito em anos de parcelas do saque-aniversário. Mas, em contrapartida, aplica juros que reduzem o valor a ser liberado.

Funciona assim:

A grande crítica ao saque-aniversário, feita inclusive pelo atual governo federal é de que ao optar por essa modalidade, caso se arrependa e queira voltar ao saque rescisão será preciso aguardar um prazo de dois anos.

SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS É LIBERADO PARA OS TRABALHADORES. VEJA COMO SACAR O VALOR DA SUA CONTA!

Saque pelo FGTS antecipado precisa ser autorizado pelo trabalhador

Quem ainda tem como modalidade principal do seu fundo de garantia o saque rescisão, deve acessar o App FGTS e mudar a versão para saque-aniversário. Feito isso, o trabalhador também precisará usar o mesmo aplicativo para autorizar os bancos a acessarem seus dados e formalizarem o empréstimo.

Tudo porque, essas instituições bancárias precisam saber qual o saldo atual do cidadão no fundo de garantia, e o quanto teria direito de receber pelo saque-aniversários nos próximos anos. É possível receber de uma única vez de 3 a 10 parcelas dessa modalidade de saque.

Para autorizar que o banco faça essa simulação, e mais tarde realize a antecipação de saque pelo FGTS basta seguir o passo a passo:

Como fazer o empréstimo do FGTS

Depois de ter autorizado que um ou mais bancos consultem seu saldo do fundo de garantia, e as possibilidades de saque pelo FGTS, o passo seguinte é formalizar o acordo com esse banco. É preciso analisar o quanto a instituição vai oferecer na liberação do crédito, quais os juros, e quantos anos foram antecipados. 

A Caixa Econômica, por exemplo, antecipa 5 anos de saque-aniversário, mas há bancos que oferecem uma antecipação maior. Concordando com os termos, basta autorizar no aplicativo do banco ou em sua agência e informar a conta onde o valor deverá ser depositado.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile