Consignado do INSS volta a ser concedido por alguns bancos

Aposentados e pensionistas estavam desde o dia 13 de fevereiro sem a possibilidade de solicitar consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A suspensão dessa linha de crédito aconteceu por desejo dos bancos que não concordaram com o novo teto da taxa de juros do empréstimo que havia caído de 2,14% para 1,70% ao mês. Uma outra mudança permitiu o retorno desse crédito.

Consignado do INSS volta a ser concedido por alguns bancos
Consignado do INSS volta a ser concedido por alguns bancos (Imagem: FDR)

Na última terça-feira, 28, o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) e membros do governo se reuniram novamente para definir uma nova taxa limite de juros do consignado do INSS. Os bancos suspenderam esse tipo de empréstimo para aposentados e pensionistas sob a justificativa de que o teto a 1,70% inviabilizava o oferecimento do crédito.

A nova decisão do Conselho, aprovada por 11 fotos favoráveis, indicou que o novo limite de juros passa a ser de 1,97% ao mês. A ideia foi permitir que os bancos voltassem a liberar o consignado para esse público, e tentar atender aposentados e pensionistas que queriam a redução da taxa. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

Também foi aprovada uma taxa de juros limitada a 2,89% para cartão de crédito consignado do INSS. Os bancos devem adaptar seus produtos a fim de seguir os novos parâmetros, e aos poucos estão voltando a oferecer o empréstimo. Algumas instituições bancárias inclusive já tinham taxa inferior a que foi definida.

Quais bancos voltaram a oferecer consignado do INSS?

Um levantamento do BC (Banco Central) indicou que 18 bancos que operam no Brasil na modalidade de empréstimo consignado do INSS já atuam dentro do novo teto de juros de 1,97% que foi recentemente aprovada. Enquanto outros 21 bancos terão que diminuir sua cobrança.

Hoje, as menores taxas de juros oferecidas para esse produto são do CCB Brasil (China Construction Bank), com 1,35% ao mês. O Sicoob com 1,64% ao mês, e o BRB com 1,67%. Inclusive esses bancos têm cobrança inferior ao que foi inicialmente aprovado com taxas de 1,70% e que geraram revolta dos grandes bancos.

Com a nova aprovação, o Banco do Brasil já anunciou que volta a oferecer o consignado do INSS dentro do limite permitido. Bradesco e Santander também já anunciaram o retorno dessa linha. Caixa Econômica, C6 Bank, Daycoval, Itaú, Mercantil e Pan, também confirmaram o retorno.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile