Imposto de Renda: veja quando não é preciso declarar ações e investimentos

O Imposto de Renda começou a ser entregue pelos contribuintes em 15 de março. A Receita Federal espera que até o dia 31 de maio sejam entregues pelo menos 39,5 milhões de declarações. Os contribuintes deverão informar o seu patrimônio adquirido no último ano, entre eles aplicações financeiras. No entanto, algumas ações e investimentos não necessitam ser declarados ou pagos.

Imposto de Renda: veja quando não é preciso declarar ações e investimentos
Imposto de Renda: veja quando não é preciso declarar ações e investimentos (Imagem: FDR)

Para declarar investimentos no Imposto de Renda é preciso estar sempre atento às particularidades de cada tipo de produto que rendeu valores em nome do contribuinte. Tudo porque, há informações diferentes sobre as aplicações financeiras que precisam ser informadas em fichas distintas do programa. Diante disso é importante que o cidadão tenha todos os dados sobre seus investimentos.

Na ficha “Bens e Direitos” boa parte das aplicações financeiras podem ser declaradas, conforme o código referente a cada tipo de investimento. É importante entender que quanto mais produtos o contribuinte tiver na sua carteira de investimentos, mais tempo ele vai precisar se dedicar à declaração do Imposto de Renda. Já que nenhuma informação pode ser deixada de fora.

Uma das principais mudanças anunciadas pela Receita Federal para esse ano de 2023, foi a forma de declarar ações. Até 2022 todo e qualquer investimento na Bolsa de Valores precisava ser declarado, a partir desse ano, porém, essa não é mais uma exigência.

Quando não é preciso declarar investimentos no Imposto de Renda?

De acordo com a B3, 80% dos novos investidores na Bolsa operam com menos de R$ 1.000. Por isso, as mudanças na declaração do Imposto de Renda devem beneficiar principalmente quem tem poucos rendimentos. Tudo porque, ficam desobrigados de declarar aqueles que:

No entanto, valendo para a soma total do ano, aqueles que faturaram quantias acima do limite em uma única venda ou na soma de pequenas vendas, precisam declarar no Imposto de Renda. Não importa se houve prejuízos em outras operações.

Investimentos isentos de tributação no Imposto de Renda

Esses investimentos não precisarão ser pagos pelo declarante.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile