- O INSS criou regras que facilitam o acesso a canais remotos;
- É possível fazer uma série de serviços de forma online;
- Os canais remotos são o aplicativo, site ou telefone do INSS.
Quem cumpriu com requisitos para benefícios previdenciários, podem usar os canais remotos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para dar entrada no seu auxílio. A ideia é conseguir facilitar o acesso a esses pagamentos, a fim de evitar a espera em longas filas criadas em frente às agências do INSS. Para usar esses canais, porém, será necessário criar o seu login.
Os canais remotos do INSS são usados tanto para dar entrada em um novo benefício previdenciário, como para acompanhar o resultado do seu pedido. Esses canais também podem ser usados para encaminhar documentos que ficaram faltando para análise da Previdência Social. Por isso, periodicamente esses sistemas são atualizados.
Durante a pandemia da Covid-19, com o fechamento das agências, os segurados precisaram usar justamente os canais online e remotos para se comunicar com o INSS. Desde então o governo federal tem atualizado esse processo de atendimento, a fim de agilizar o funcionamento.
Quais são os canais remotos do INSS?
Existem dois canais remotos do INSS que poderão ser utilizados pelos segurados, a fim de que consigam resolver as pendências com a Previdência Social.
Aplicativo ou site Meu INSS
O login e acesso ao Meu INSS é o mesmo tanto no site como no aplicativo. É preciso já ter criado uma conta no Gov.br. As funções desses canais também são as mesmas e permitem que o cidadão consiga uma série de facilidades antes de precisar recorrer ao atendimento nas agências. Estão autorizados procedimentos como:
- Pedido de um novo benefício previdenciário;
- Consulta de extratos, como: extrato de pagamento do salário, certidões, contribuições à Previdência, crédito consignado;
- Agendamento de perícia médica;
- Consulta de pedidos;
- Simulador de aposentadoria;
- Prova de vida;
- Calendário de pagamentos do benefício;
- Alteração de dados cadastrais.
Central de Atendimento Telefônica
Na Central de Atendimento Telefônica é um dos canais remotos do INSS. O acesso a central é feita pelo telefone 135, sem necessidade de incluir DDD, sendo válido para todo país. Mas é preciso pagar o custo de uma ligação local para usar todos os recursos liberados.
Basta informar o número do CPF para ter acesso a ferramentas disponibilizadas pelo atendimento eletrônico 24h por dia. Enquanto o atendimento humano funciona todos os dias da semana, das 7h às 22h. Sendo possível resolver situações como:
- Obter informações;
- Agendar uma perícia;
- Solicitar um benefício;
- Realizar seu cadastro na Previdência Social;
- Alterar seus dados cadastrais;
- Emitir certidões;
- Consultar resultado de pedidos, perícia médica, e outros;
- Elogios, reclamações ou denúncias, que serão enviadas para a Ouvidoria.
Mudança no funcionamento das agências do INSS
Desde 2022 os segurados, aposentados e pensionistas têm mais motivos para usar os canais remotos do INSS, isso porque, o funcionamento das agências mudaram. Com a Portaria 1.027 publicada em julho do último ano, ficou estabelecido que as agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre as 6h30 e as 10h.
Mas o atendimento foi dividido em dois períodos, além disso, outros pontos foram determinados a fim de facilitar o acesso dessas pessoas aos recursos da Previdência Social.
- O horário de atendimento ao público em geral deverá começar entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas;
- O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos;
- Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar nas agências com acompanhante;
- Dispensada a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS;
- A norma reintroduziu o agendamento prévio em quase todas as situações, para atendimento nas agências. O segurado poderá agendar a visita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Situações em que não é possível usar os canais remotos do INSS
Em alguns momentos, embora o segurado, aposentado ou pensionista deseje evitar comparecer presencialmente as agências, o uso dos canais remotos do INSS não estão autorizados. Os atendimentos nas agências são excepcionais na modalidade “atendimento específico”. Válido para situações como:
- mpossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
- Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
- Recursos pedidos por empresas
- Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico;