A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com Banco Central, Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons, organizou desde o dia 1º de março um feirão de renegociação de dívidas. O prazo para conseguir descontos nos débitos que estão abertos, porém, termina na próxima sexta-feira, 31 de março.
Todos os bancos do país aderiram ao mutirão de renegociação de dívidas, com o objetivo de fazer o maior número possível de acordos. Todo o processo de renegociação é feita junto aos bancos ou por meio do portal Consumidor.gov. As instituições bancárias têm oferecido os descontos mais vantajosos, e um maior número de parcelamento, por seus canais online.
Ao acessar o internet banking / aplicativo do banco, o cidadão conseguirá fazer a negociação. Outra opção é acessar as abas e portais exclusivos para renegociação que foram criados pelos bancos. Para não cair em golpes, nunca clique em links que chegarem por SMS ou WhatsApp, e esteja atento ao endereço do site que está acessando.
Esta é uma oportunidade de renegociação de dívidas, isso significa que é preciso estar com parcelas e contas em atraso. Quem está pagando o banco em dia, mas gostaria de fazer um refinanciamento do que ainda falta pagar, precisa entrar em contato com a instituição que vai lhe oferecer outras condições.
Quais dívidas poderão ser renegociadas?
O mutirão de renegociação de dívidas do Febraban acontece duas vezes ao ano, em março e novembro. Na última edição de 2022 foram renegociados 2,325 milhões de contratos. Nesse ano a instituição ainda não fez o levantamento de quantos acordos foram firmados, o número deve ser divulgado ao final da campanha.
Nesse período é possível negociar dívidas com:
- cartão de crédito;
- crédito consignado;
- cheque especial;
- empréstimo pessoal;
- outras modalidades de crédito, exceto as que tenham bens como garantia (veículos, motos, imóveis e outros).:
Como fazer a renegociação de dívidas
O peso do desconto, número de parcelas, e valor para pagamento à vista, vão depender de cada instituição bancária. Para fazer a renegociação de dívidas o cidadão poderá usar os seguintes canais:
Direto com os bancos:
- Usando o WhatsApp verificado (que possuí o selo) do banco;
- Ligando para a central de atendimento do banco;
- Acessando o internet banking;
- No aplicativo.
No portal do Consumidor
- Acesse o site do Consumidor;
- Na barra de pesquisa digite o nome do banco;
- Agora, selecione “Registrar reclamação” e preencha as informações;
- No campo “Problema” escreva “Renegociação / Parcelamento de dívida”;
- Adicione as informações e documentos que achar necessário. Envie.
É preciso ter conta nível prata ou ouro no Gov.br para registrar o acordo.