Seu cartão de crédito atrasou? Serasa explica como reduzir juros e quitar a parcela

O cartão de crédito é um dos grandes aliados dos consumidores em sua rotina. Mas é preciso ficar atento para esta comodidade não se transformar em dor de cabeça, especialmente quando a fatura não é paga na data certa. Saiba o que fazer se esquecer de pagar a fatura no dia certo.

Semana do Consumidor: Procon faz campanhas por todo o Brasil para renegociação de dívidas
Seu cartão de crédito atrasou? Serasa explica como reduzir juros e quitar a parcela (Imagem: FDR)

Caso o cliente atrase o pagamento da fatura, ele precisa ficar ciente de que irá arcar com multas e juros. Sendo assim, ligue o mais breve possível na central de atendimento de seu cartão para falar sobre o atraso.

Em alguns casos, dependendo do contrato, o cartão pode até mesmo ser bloqueado até que o cliente efetue o pagamento.

Caso a data de vencimento de sua fatura caia em feriados ou em fins de semana, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil, sem a cobrança de encargos.

O que fazer se não receber minha fatura?

Caso o cliente não receba a sua fatura em até 2 dias antes do vencimento, ele deve contatar a Central de Atendimento do cartão. Os consumidores que tem acesso a aplicativos ou site do banco ou do cartão, podem utilizá-los para ter acesso a fatura.

É importante que o dia marcado para o vencimento da fatura seja uma data em que você realmente possa pagá-la.  Procure o período que seja alguns dias após o recebimento do salário, da aposentadoria ou outros rendimentos.

Cuidado ao utilizar o cartão de crédito

Ao Metrópoles, o diretor da Valorum e especialista em finanças, Marcos Sarmento Melo, disse que é muito fácil se descontrolar com o cartão de crédito, especialmente por um fator psicológico.

“Quando usamos o cartão de crédito, não estamos vendo o dinheiro sair, e acaba ficando mais fácil usá-lo para fazer as compras. Tem que tomar muito cuidado, porque acaba acumulando e no final (do mês) pode-se não ter o dinheiro para fazer o pagamento integral daquela fatura”, disse ele ao Metrópoles.

Ele alerta ainda para o perigo de não pagar o valor total fatura. “Quando não se paga o total da fatura, a taxa de juros que se cobra a cada dia daquilo que deixou de ser pago é muito alta, e isso é perigoso”.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.