PERÍCIA MÉDICA DO INSS: Como se comportar para ter seu benefício aprovado pelo médico

Quando se trata de solicitar benefícios previdenciários, não basta apenas fazer o pedido online. A perícia médica do INSS é exigida para que o pagamento do trabalhador seja liberado. Essa medida é uma obrigação para determinados tipos de auxílio, e depende do parecer de um profissional perito para que o pagamento seja cancelado ou mantido.

Consignado do INSS cancelado! Saiba se ainda precisa quitar a dívida
PERÍCIA MÉDICA DO INSS: Como se comportar para ter seu benefício aprovado pelo médico

Ao se afastar do trabalho por motivos de saúde, o funcionário precisa de auxílio financeiro, concedido pela Previdência Social. Contudo, é necessário agendar a perícia médica do INSS, a fim de comprovar a condição de saúde do trabalhador e garantir o pagamento do salário previdenciário. Por exemplo, em caso de afastamento por doença psicológica, um atestado e laudo de outro profissional podem ser apresentados como prova da condição do paciente.

No entanto, é preciso que o médico perito do INSS avalie o caso individualmente, confirme as informações apresentadas e dê o seu parecer sobre a solicitação do benefício. A perícia é importante para evitar fraudes nas solicitações dos direitos previdenciários, garantindo que apenas pessoas que realmente necessitam recebam o auxílio financeiro.

COMO SER APROVADO NA PERÍCIA MÉDICA DO INSS: ESSES SEGREDOS VÃO TE AJUDAR A RECEBER OS BENEFÍCIOS

Como ser aprovado na perícia médica do INSS

O processo de avaliação médica do INSS é temido por muitos, pois pode resultar na negação indevida de um benefício. Entretanto, algumas atitudes podem ser tomadas para aumentar as chances de aprovação.

Para se preparar para a avaliação, é importante chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência, além de ter todos os documentos necessários, tanto pessoais quanto médicos. É recomendado também passar novamente em consulta dias antes da avaliação para obter um documento atualizado com informações precisas sobre a doença.

Durante a avaliação, é importante priorizar a exposição dos problemas que realmente impedem de trabalhar, associando as dores e sintomas ao fato de não conseguir executar as tarefas profissionais. Além disso, é importante não exagerar nos sintomas ou mentir, falar sempre a verdade e responder apenas o que foi perguntado. O uso de roupas leves e simples é recomendado para facilitar a avaliação, caso seja necessário fazer algum exame rápido.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile