Milhões de brasileiros possuem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desses milhões de beneficiados, uma coisa que ainda não foi confirmada pelo governo Lula deixa uma pulga atrás de orelha de todos: o 13º do INSS será antecipado? Venha conferir a notícia e como isso te afeta; acompanhe.
Os aposentados e pensionistas do INSS já começaram a conversar entre si, aguardando ansiosamente pelo 13º salário, garantido pelo benefício. Porém, nos últimos três anos, o 13º havia sido antecipado para os meses de abril e maio; neste ano, é possível que o pagamento funcione de outra maneira.
Vamos lembrar que o calendário do pagamento de ambas as parcelas já foi divulgado pela Previdência Social, onde engloba todos os beneficiários que possuem o número do benefício terminados entre 0 e 9. Serão mais de 30 milhões de pessoas que vão receber o auxílio ao decorrer do ano.
No momento, existe um certo empecilho no governo Lula relacionado aos aposentados e pensionistas, grupo que foi afetado diretamente por decisões financeiras que não tiveram sucesso, causando, por exemplo, que grandes bancos, estatais e privados, retirassem a opção do empréstimo consignado.
Esta situação veio após a decisão do governo de reduzir a taxa de juros sobre o empréstimo consignado para 1,7%, abaixo do que esperavam os bancos que, após o anúncio, encerraram a prestação deste serviço aos aposentados e pensionistas. Reuniões ao decorrer da semana serão feitas visando a resolução.
Quando teremos uma decisão sobre o 13º salário do INSS?
Tendo em vista o imbróglio causado pela redução dos juros, é possível que o governo esteja utilizando as suas forças para a resolução deste problema, enquanto o 13º salário do INSS é deixado de lado. Vamos lembrar que, apesar de antecipado nos últimos anos, é comum que ele seja pago no segundo semestre.
Atualmente, a portaria em vigor afirma que o 13º salário do INSS terá o seu pagamento iniciado no mês de agosto, com previsão do pagamento da segunda parcela para novembro deste ano. Caso o governo veja necessidade de antecipação, será necessária uma edição na portaria, alterando a data de pagamento.