Utilizar o CPF na nota pode ter impacto positivo para devedores? Entenda o caso

O score de crédito é uma pontuação muito importante para os consumidores brasileiros. Através dele as empresas e instituições financeiras ficam sabendo se aquela pessoa paga suas contas em dia, se possui dívidas, entre outras coisas. Uma dúvida comum das pessoas é se ao inserir o CPF nas notas fiscais o score de crédito melhora. Será que isso é verdade?

O Score de crédito é uma pontuação que todos os consumidores brasileiros possuem. É através do score que as empresas analisam o perfil do consumidor e concedem cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outras coisas. Porém, existem práticas que prejudicam sua pontuação e o acesso aos serviços citados acima.

A pontuação em todos os birôs de crédito, como SPC Brasil, Serasa Experian, Quod e Boa Vista, é medida da seguinte maneira: e 0 a 1000, sendo que quanto menor, maior o risco de inadimplência. Quanto maior a pontuação, menor o risco de não pagamento.

CPF na nota melhora o Score?

Como foi explicado acima, o Score serve para as empresas verificarem o perfil do consumidor. Sendo assim, inserir o CPF na nota não interfere em nada em sua pontuação, nem pra mais nem pra menos, uma vez que a empresa leva em conta outros hábitos financeiros para aumentar ou diminuir esse dado.

O que o Serasa considera para definir o Score?

Existem diversos fatores que prejudicam sua pontuação. Todas as informações que elevam ou diminuem seus pontos estão em seu relatório de crédito.

Caso o consumidor esteja com algum débito em aberto por mais de 30 dias, é possível que o credor já tenha comunicado os gestores de crédito a respeito da dívida, em especial do novo Cadastro Positivo. Certamente isso impacta no score.

Solicitações de crédito ao mercado impactam diretamente seu score. Sendo assim, a partir do momento que você fizer um pedido de crédito, seu score poderá ser prejudicado.

Porém, fique tranquilo pois essas informações influenciam no máximo ao longo de três meses. Após este período, seu score volta a crescer. Uma dica é pedir crédito somente quanto estiver com um bom score.

Se você deixou de pagar alguma conta, uma informação negativa pode entrar em seu relatório de crédito. A informação pode ser remetida para os birôs de crédito, prejudicando automaticamente sua pontuação.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile