Brasileiros com até 50 anos recebem comunicado sobre emissão da carteira de identidade

Diversos brasileiros com até 50 anos que residem no Rio de Janeiro estão recebendo um comunicado importante sobre a necessidade de atualização da carteira de identidade. O comunicado, emitido pelo Instituto Nacional de Identificação (INI), alerta para a obrigatoriedade de renovação da identificação, que é essencial para diversas transações e serviços públicos.

Brasileiros com até 50 anos recebem comunicado sobre
emissão da carteira de identidade. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A nova carteira de identidade conta com um único número de identificação, que será o mesmo do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Entre as características de segurança, destacam-se o QR Code, a tecnologia blockchain e elementos gráficos específicos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre a carteira de identidade, confira.

Período para utilizar a carteira de identidade atual

O prazo para efetuar a substituição da carteira de identidade se encerra em 2032, ou seja, não precisa ter pressa para realizar a emissão. Além disso, como dito acima, a primeira emissão do novo documento será gratuita, uma vez que o mesmo possui prazo de validade.

Como emitir a nova carteira de identidade?

Para obter a nova Carteira de Identidade no Rio de Janeiro, é necessário realizar o agendamento previamente no site do Detran RJ com seus dados pessoais e selecionar a data e local para realizar o atendimento.

A primeira via da nova carteira de identidade é gratuita, mas a partir da segunda via será cobrada uma taxa.

Informações presentes no novo RG unificado

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile