- Programas de pontos são uma maneira de fidelizar os clientes
- Saiba como acumular pontos
- Conheça alguns programas disponíveis
Os programas de pontos oferecidos pelo cartão de crédito estão conquistando os consumidores devido as vantagens que podem ser obtidas através deles. É possível ganhar desconto na compra de produtos, cashback, brindes, entre outras coisas. Saiba como aproveitar os programas de pontos.
Estes programas de pontos nada mais são do que uma estratégia de fidelização que as empresas emissoras de cartão de crédito oferecem aos seus clientes. Os clientes se sentem motivados a continuar utilizando aquele cartão para obter mais pontos e trocar por vantagens.
De forma geral, cada empresa possui seu programa de pontos próprio e cada um tem suas regras, vantagens e benefícios. Os pontos acumulados podem ser trocados por descontos em compras, produtos, serviços ou passagens aéreas, entre outras coisas por exemplo.
Os pontos acumulados nestes programa são proporcionais ao valor que o usuário gasta em compras. Em alguns casos são oferecidos até uma pontuação extra, como em compras realizadas em determinadas lojas ou em datas comemorativas.
Existem alguns programas que estabelecem uma validade para os pontos, ou seja, o usuário tem um tempo pré-determinado para usá-los. Existe também uma regra que o consumidor deve acumular uma quantidade mínima de pontos para poder rocar por benefícios.
Por conta dos motivos citados acima, é importante conhecer bem todas as regras dos programas de pontos antes de começar a utilizá-los. Assim você pode solicitar um cartão que oferte um programa que mais atende seus objetivos.
Como acumular pontos nestes programas
Existem algumas maneiras de acumular pontos nos programas. Conheça algumas delas:
Se cadastre em um programa de pontos
Para começar é preciso se cadastrar no programa de pontos de seu cartão de crédito. A adesão pode ser realizada pelos canais de atendimento do banco, pelo aplicativo ou pelo telefone. Após o cadastro, é só efetuar compras que os pontos começam a ser acumulados.
O número de pontos recebidos por compra mudam de acordo com o cartão que você possui ou conforme as regras do programa. Os cartões black, ou premium, oferecem um maior rendimento de pontos por real gasto, mas geralmente estes cartões possuem anuidade.
Faça compras no crédito
Sempre que possível faça compras na função crédito, pois isso ajuda a ganhar mais pontos. Mas para esta dica vale uma ressalva: tenha cuidado para não acabar se enrolando com as finanças só pata obter pontos no cartão. Isso fará o benefício se tornar uma dor de cabeça.
Se atente as promoções
Sempre fique atento em todas as informações relativas ao seu programa de pontos. Desta forma, você fica sabendo de todas as promoções do seu programa. De vez em quando, o usuário consegue acumular 50%, 100%, ou até mais de bônus, transferindo pontos em épocas de promoções especiais, como a Black Friday, por exemplo.
Compre em lojas parceiras
Estes programas possuem lojas parceiras que oferecem mais pontos quando os consumidores compram nelas. Sendo assim, dê preferência para elas.
Opções de programas de pontos
Conheça algumas opções de programas de pontos oferecidos no Brasil:
lupp
Este é um programa de pontos ofertado pelo Itaú que possui parceria com vários estabelecimentos comerciais. Os usuários do programa acumulam pontos ao efetuar compras usando seus cartões de crédito Itaú e podem trocá-los por vários produtos e serviços, como descontos em compras, viagens, ingressos, produtos eletrônicos, e muito mais.
Livelo
Já o Livelo foi criado em uma parceria do Bradesco e do Banco do Brasil e os clientes podem acumular pontos em compras efetuadas com cartões de crédito, de débito, reservas de hotéis, aluguel de carros, entre outras coisas. Os pontos acumulados no programa podem ser trocados por produtos, serviços e experiências exclusivas.
Esfera
Por fim, este é um programa criado pelo Santander e os clientes acumulam pontos ao efetuar compras com seus cartões de crédito e podem trocá-los por vários produtos e serviços, como descontos em compras, viagens, ingressos para eventos, produtos eletrônicos, e muito mais.