FGTS fica autorizado pelo Minha Casa Minha Vida e preço do financiamento reduz

O que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem em comum com o Minha Casa Minha Vida? Embora tenham sistemas totalmente diferentes, juntos eles podem ajudar o cidadão a comprar a casa própria. Tudo porque, facilitam o financiamento reduzindo valores a serem pagos e trazendo condições mais vantajosas para a aquisição desse imóvel.

FGTS fica autorizado pelo Minha Casa Minha Vida e preço do financiamento reduz
FGTS fica autorizado pelo Minha Casa Minha Vida e preço do financiamento reduz (Imagem: FDR)

A conta do FGTS recebe depósitos todos os meses quando há um contrato de trabalho ativo. Têm direito a essa conta os trabalhadores com registro em carteira. Mas o saldo não pode ser movimentado a qualquer tempo, desde que o trabalhador não seja demitido sem justa causa, ele só poderá retirar o seu fundo de garantia em situações específicas.

Entre elas está a movimentação para a compra da casa própria, em que o trabalhador pode pagar parte do valor total do imóvel, ou quitar parcelas do financiamento que está atrasadas. A ideia é conseguir garantir a conquista de um sonho do trabalhador, usando parte ou o total do dinheiro que foi acumulado na sua conta do FGTS. 

Para facilitar ainda mais esse processo de compra do imóvel, os interessados que se encaixarem nas regras do Minha Casa Minha Vida poderão contar com condições mais vantajosas. Como subsídios do governo federal, taxa de juros menores e um prazo maior para pagamento das parcelas.

Como usar o FGTS e o Minha Casa Minha Vida na compra da casa própria?

Para conseguir o financiamento no Minha Casa Minha Vida, e ainda diminuir o valor total do imóvel com recursos do FGTS, o cidadão precisa cumprir com os requisitos dos dois lados do programa.

Financiamento no Minha Casa Minha Vida

É preciso cumprir com uma das faixas de renda, como:

Financiamento usando o FGTS

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile